Siga-nos nas redes

País

Linha SOS Ambiente da GNR ultrapassou 12.000 denúncias em 2020

Publicado

em

As denúncias para a Linha SOS Ambiente e do Território da GNR aumentaram cerca 20% em 2020 em relação a 2019, tenso sido a primeira vez que ultrapassou as 12.000 desde a sua criação, revelou hoje a corporação.

Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, que hoje se assinala, a Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou a atividade desenvolvida pela Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a polícia ambiental desta força de segurança.

O chefe da divisão técnica ambiental do SEPNA, Ricardo Alves, avançou que a Linha SOS Ambiente e Território, disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520, registou um total de 12.185 denúncias no ano passado, enquanto em 2019 tinham sido cerca de 10.000.

Ricardo Alves precisou que as denúncias estão relacionadas com a falta de limpeza de terrenos, maus-tratos de animais de companhia e poluição.

O mesmo responsável destacou que 2020 foi “o primeiro ano em que a linha telefónica ultrapassou as 12.000 denúncias”, justificando este aumento com a maior disposição dos cidadãos em fazer participações ambientais.

Segundo a GNR, em resultado das 12.185 denúncias, registaram-se 2.286 contraordenações e 110 crimes.

A GNR indica também que o SEPNA realizou 450 patrulhas e 228.244 fiscalizações em 2020, que resultaram na detenção de 51 pessoas, no levantamento de 18.884 autos de contraordenação e na deteção de 1.100 crimes, registando-se uma diminuição em relação a 2019.

O chefe da divisão técnica ambiental do SEPNA justificou esta diminuição com a pandemia de covid-19.

Segundo Ricardo Alves, a grande maioria das 51 detenções estiveram relacionadas com o crime de incêndio florestal e de caça ilegal, enquanto os crimes e as contraordenações detetados ocorreram no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente queimas e queimadas ilegais e falta de limpeza de terrenos, caça e pesca ilegais, resíduos e poluição.

O SEPNA tem competências para vigiar, fiscalizar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural.

A GNR refere ainda que desenvolve diariamente um vasto conjunto de atividades no âmbito da fiscalização à caça, resíduos, convenção CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção), manuseamento de produtos fitofarmacêuticos, defesa da floresta contra incêndios, extração de inertes, animais potencialmente perigosos e animais de companhia e controlo do nemátodo da madeira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 2 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas

Depois de uma semana de sol, a chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta quarta-feira, de acordo com...

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Vídeo: Veículo completamente destruído por incêndio na Póvoa de Varzim na noite deste domingo

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, na noite deste domingo, na rua de Penalves, na Póvoa de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um despiste rodoviário na rua Joaquim Ferreira, em Riba...

Desportohá 4 horas

Famalicão de luto após o falecimento de Joaquim Moniz

O futsal local encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim Moniz, elemento que dedicou parte da sua vida em...

Guimarãeshá 5 horas

Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu um camião e uma...

Desportohá 5 horas

Hugo Oliveira sobre vitória por 4-1 e o factor “casa”: “Os adeptos são extremamente importantes para nós”

Depois de uma uma receção ao AVS, este domingo, que terminou com uma vitória por 4-1 frente ao AVS, o...

Desportohá 20 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Arquivo

Mais Vistos