Óscar Felgueiras, matemático responsável pela elaboração de um plano de reabertura do país depois do primeiro desconfinamento e também pela sugestão de medidas para depois de Maio, admite que possa existir uma relação entre os festejos do Sporting e o aumento de casos de Covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo.
“Há aqui uma coincidência temporal com os festejos que houve do Sporting e há uma forte probabilidade de haver aqui uma associação. O que se observa claramente é que este aumento é algo significativamente diferente do comportamento do resto do país. Num concelho grande, como é o caso, não basta um ou outro surto, tem de haver mais do que isso. Lisboa tem meio milhão de pessoas, tem de haver aqui um fenómeno de dimensão maior a explicar isso e é legítimo pensar que há aqui uma associação com os festejos”, refere o especialista ao jornal Público.
Também o epidemiologista Manuel Carmo Gomes acrescenta, em entrevista ao mesmo meio de comunicação, que “há um salto na incidência do grupo dos 20 aos 29 anos”. “Já está a chegar à zona dos 160, 170 casos por 100 mil habitantes” e “existe uma forte plausibilidade” de que os festejos do título estejam na origem do aumento verificado, acrescentou.