País
Portugal entrou numa “nova era na gestão de fronteiras” esta segunda-feira

“Portugal entra numa nova era na gestão de fronteiras, com a implementação dos novos sistemas de controlo VIS4EES, PASSE+ e Portal das Fronteiras”, informou esta segunda-feira Guarda Nacional Republicana.
Tal ação é desenvolvida no âmbito do plano europeu de transformação digital da gestão de fronteiras, que trará mais inovação, mais segurança, maior confiança, informa o Sistema de Segurança Interna (SSI), através da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE).
Estes sistemas foram implementados em diversos pontos de fronteira aérea e marítima, através do envolvimento da GNR, PSP, as entidades gestoras das infraestruturas aeroportuárias e portuárias, Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA, I.P.) e Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI).
“Esta implementação conta ainda com o apoio de empresas tecnológicas especializadas, sob coordenação do SSI”, salienta ainda a GNR.
Estes dispositivos irão permitir uma monitorização “automatizada, rigorosa e eficiente” dos movimentos de entrada e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros no espaço Schengen e irão incidir no controlo de vistos, registo biométrico e histórico de movimentos de cidadãos de países terceiros, “fundamentais para garantir que Portugal está preparado para operar com sistemas europeus de última geração nas suas fronteiras, com os mais elevados padrões de segurança e serviço ao cidadão.”, afirma o Superintendente Pedro Moura, Coordenador Geral da UCFE/SSI.

-
Paíshá 1 semana
Mais de 333 mil eleitores votam hoje antecipadamente
-
Paíshá 7 dias
Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho
-
Paíshá 5 dias
Mulher de 28 anos morre, marido português e filhos ficam feridos após acidente na Galiza
-
Famalicãohá 2 dias
Eleições Legislativas: Vilarinho das Cambas escolhe Aliança Democrática. Chega em 2.º lugar