Siga-nos nas redes

Economia

Pagamentos bancário português passam a apresentar o nome do destinatário

Publicado

em

Os pagamentos a entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir de hoje, transpondo uma norma do Banco de Portugal (BdP) que pretende combater a fraude bancária.

O aviso já tinha sido emitido em novembro e, depois de um período de consulta pública e de adoção das alterações pelas entidades envolvidas, entra agora em vigor.

A nova funcionalidade vai permitir identificar quem é o destinatário de um pagamento, que poderá estar hoje oculto através de serviços contratados.

Entre as empresas de pagamentos, a opinião é de que esta é uma medida muito positiva e algo esperado há anos.

O diretor-geral da Hipay em Portugal, Eduardo Barreto, disse que a medida “já deveria ter entrado há bastante tempo”. “Vemos bastante positivamente esta entrada em vigor. Vai melhorar tudo, não há pontos negativos. O único ponto negativo seria para os burlões e para os criminosos”, afirmou, em declarações à Lusa.

No entender deste responsável, a partir de hoje “vai ser mais difícil” fazer burlas através do multibanco, uma vez que as referências geradas em lojas online de parceiros já serão devidamente identificadas.

A ideia é partilhada pelo cofundador da Ifthenpay Filipe Moura, cuja empresa também vê a medida “de forma muito positiva”, acrescentando que era algo solicitado desde o início da atividade da empresa, em 2005.

“Embora os pagamentos por referência Multibanco apresentem um índice de fraude muito baixo, esta medida contribuirá para reduzir ainda mais certos tipos de fraude — como, por exemplo, a conhecida fraude ‘Olá Pai, Olá Mãe’ — pois o ordenante passa a ter visibilidade direta sobre o destinatário efetivo dos fundos”, explicou Filipe Moura.

O copresidente executivo da Eupago Telmo Santos enalteceu o “passo positivo para o reforço da segurança nas transações financeiras”, mas pediu um equilíbrio entre a segurança e a privacidade dos utilizadores.

Este é o mais recente mecanismo do BdP para evitar fraudes no setor, depois de, no ano passado, também em maio, ter entrado em vigor uma solução para identificar o titular da conta através do IBAN, aquando de uma transferência.

A nova funcionalidade vai permitir identificar quem é o destinatário de um pagamento – como empresas -, que poderá estar hoje oculto através de serviços contratados, possibilitando que o consumidor perceba a quem está a enviar o dinheiro.

Eduardo Barreto considerou que o negócio até pode ser afetado pela positiva porque os clientes “até poderão preferir ter o seu nome, em vez do nome da Hipay”, mas explicou que os dois estarão visíveis – tanto o do parceiro, como o da plataforma.

A opinião é replicada pela Ifthenpay, que também considera que a apresentação dos dois nomes “reforça também a confiança dos utilizadores”.

“Em caso de problemas com a entrega de produtos ou serviços, o ordenante saberá que pode contactar a Ifthenpay para mediar o processo”, refere Filipe Moura, acrescentando que “sem esta visibilidade, fraudes como a não entrega de bens ou serviços seriam mais difíceis de detetar, prevenir e travar”.

Já a Eupago apesar de admitir que pode haver “algum reflexo na exposição da marca”, acredita que esse impacto “não será expressivo a nível de atividade”.

Questionadas sobre os custos envolvidos para a transposição desta norma, as empresas consideraram que foram pouco significativos, tendo a Eupago apontado que há custos inerentes como desenvolvimento tecnológicos, testes e monitorização.

Sobre as reclamações recebidas, tanto Ifthenpay como Hipay apontaram que na maioria não se tratam de fraudes, mas sim de pessoas que se esqueceram do que pagaram.

No geral, o balanço é positivo, com as três empresas a saudarem o aumento da transparência e a possibilidade de reduzir fraudes, como em casos de ‘phishing’ ou “burlas que exploram a confiança dos utilizadores”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 7 minutos

Relvado do Estádio Municipal de Famalicão é o 4.º melhor da Primeira Liga

O relvado do Estádio Municipal de Famalicão foi considerado como o 4.º melhor “tapete” entre os clubes da Primeira Liga,...

Paíshá 31 minutos

Portugal entrou numa “nova era na gestão de fronteiras” esta segunda-feira

“Portugal entra numa nova era na gestão de fronteiras, com a implementação dos novos sistemas de controlo VIS4EES, PASSE+ e...

Famalicãohá 50 minutos

Famalicão: Praça D. Maria II transforma-se no “Mercado da Saúde” este fim de semana

A saúde estará representada nas atividades programadas neste mês de maio, com o “Mercado da Saúde, realizado em parceria com...

Famalicãohá 1 hora

PSP fiscaliza velocidade esta quarta e sexta-feira na Avenida Santiago de Gavião

A Polícia de Segurança Pública prepara mais uma fiscalização à velocidade praticada pelos condutores, no concelho de Famalicão, e estará...

Paíshá 2 horas

ANSR alerta para fraude por e-mail em seu nome

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) emitiu um alerta sobre o envio de e-mails fraudulentos em seu nome, que...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão elegeu três deputadas para a Assembleia da República

Sofia Fernandes, pela AD, Sandra Lopes, pelo PS e Lina Pinheiro pelo Chega, são as três famalicenses que foram, este...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com muita animação para os mais novos

A freguesia de Vermoim celebra, neste 01 de junho, o Dia Mundial da Criança com uma iniciativa dedicada aos mais...

Regiãohá 16 horas

AVS e Vizela disputam lugar na Primeira Liga este sábado

O AVS, 16.º da I Liga em 2024/25, e o Vizela, terceiro da II Liga, iniciam na Vila das Aves...

Economiahá 16 horas

Pagamentos bancário português passam a apresentar o nome do destinatário

Os pagamentos a entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir de...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão espera sol e subida da “máximas” até aos 23 graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol e céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Arquivo

Mais Vistos