Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos os que viram espantados. Há relatos de um grande estrondo ou explosão, passados segundos da intensa luz rasgar os céus.
Há relatos de avistamentos de uma bola de luz de cor entre o verde e o azul do Porto até Lisboa, passando por várias outras regiões de Portugal e que tinha já cruzado parte de Espanha. Segundo um alerta no site da Proteção Civil, tratou-se de um meteorito, que acabou por cair na zona de Pinheiro, Castro de Aire, Viseu.
Apesar de não existirem ainda mais dados, além do alerta da Proteção Civil, ter-se-á tratado de um meteorito extremamente brilhante, que terá explodido ao entrar na atmosfera, aquilo a que os astrónomos chamam bola de fogo ou bólide. Esta madrugada, a Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire. “Pelo menos agora durante a noite não foi encontrado nada”, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões por volta das 02:45. Entretanto, já esta manhã, a Proteção Civil admitiu voltar ao terreno para fazer mais buscas.
O fenómeno foi visto em cidades como Vila Nova de Famalicão, Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Castelo Branco e Leiria.
Nas redes sociais são vários os relatos de avistamento do clarão e as imagens registadas.