Novas previsões do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge apontam para que Portugal atinja uma média de 60.000 casos diários de Covid-19 por dia até ao final de Maio.
“Sabemos que o número de casos está a aumentar”, disse a Ministra da Saúde Marta Temido aos repórteres esta manhã de quinta-feira.
“Isto leva a mais casos de doença, mais pressão nos hospitais e serviços de saúde, e isso é indesejável porque precisamos de nos concentrar em responder a outras necessidades”, disse a ministra, acrescentando que o foco deveria ser na protecção dos membros mais vulneráveis da população.
No entanto, o ministro acredita que ainda é cedo para trazer de volta medidas como o uso de máscaras dentro de casa.
“Se outras medidas forem necessárias e recomendadas, então iremos avaliá-las”, disse ela, acrescentando que o cerne dos esforços do governo para controlar o número crescente de casos gira em torno da vacinação e de continuar a recomendar medidas de protecção individual.
Embora a ministra tenha reconhecido que “a pandemia não acabou”, admitiu também que estava ciente de que a população portuguesa estava “cansada” após dois anos de restrições.
“A questão agora é se este é um momento que se vai tornar ainda mais difícil ou se seremos capazes de o ultrapassar”, disse a ministra, admitindo que serão consideradas outras medidas se a situação continuar a piorar.
Entre 9 e 13 de Maio, o número médio de casos diários atingiu os 22.800 – um aumento considerável em comparação com a semana anterior (14.400).