Site icon Fama Rádio e Televisão

Falta de trabalhadores leva município a usar ovelhas para limpar espaços verdes de Miranda do Douro

O município de Miranda do Douro começou a utilizar ovelhas para limpar os espaços verdes das áreas circundantes da cidade, devido à falta de energia humana disponível.

Nesta primeira fase, 30 ovelhas da raça galega Mirandesa, estão a ser utilizadas para limpar a vegetação, numa encosta com oliveiras cobrindo uma área de cerca de um hectare, localizada junto à avenida principal.

“Temos espaços verdes que precisam de ser limpos de vegetação, como é o caso desta encosta à entrada da cidade, e somos confrontados todos os dias com a falta de mão-de-obra para fazer este trabalho. Esta ideia de aliar as raças autóctones, neste caso ovelhas, surgiu imediatamente e estes animais começaram hoje a fazer o seu trabalho como desbravadores de terras”, explicou a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

Segundo a autarca, outras espécies, como o burro ou cabrito de Miranda do Douro, poderiam fazer parte desta iniciativa, que o município de Miranda do Douro considera como “pioneira”.

Neste primeiro espaço de cerca de um hectare, que é vedado para que os animais não saiam para a via pública, foram colocados água e outras forragens adequadas para a alimentação destes pequenos ruminantes.

“Nestas encostas estamos a utilizar ovelhas porque aqui há oliveiras e cabras não são adequadas para esta função, porque são animais que comem praticamente todos os tipos de vegetação”, disse Helena Barril.

Outros espaços, como o Parque Urbano do Rio Fresno, que cobre uma área de cerca de seis hectares, uma área nobre da cidade de Trás-os-Montes, poderiam também ser alvo desta experiência e neste espaço será utilizado o burro mirandês, dadas as características da área a ser limpa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version