Siga-nos nas redes

Desporto

Carros híbridos pela primeira vez no Rali de Portugal. GNR alerta para descargas elétricas

Publicado

em

 A GNR vai destacar 2.800 militares para o Rali de Portugal, que decorre entre quinta-feira e domingo, pedindo que não se auxiliem os pilotos em caso de acidente, devido aos perigos dos carros híbridos, foi hoje anunciado.

“Apontamos para um efetivo a rondar os cerca de 2.800 militares durante a operação, numa média de cerca de 700 militares por dia, entre os dias 19 e 22 de maio”, disse hoje, no Comando Territorial do Porto, em conferência de imprensa, o tenente-coronel João Fonseca, chefe de divisão de comunicação e relações públicas da GNR.

Apesar das provas começarem na quinta-feira em vários distritos do centro e norte do país, concretamente Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga e Vila Real, a operação da guarda terá início já na quarta-feira, segundo o responsável, e envolverá os respetivos comandos territoriais.

João Fonseca explicou ainda que a operação no “maior evento desportivo nacional” contará com várias valências da GNR, dado o “expectável número muito elevado de espectadores”, tanto portugueses como espanhóis.

As valências serão a territorial, de trânsito e intervenção, recebendo os comandos territoriais distritais reforços de outras unidades, “nomeadamente da unidade de intervenção, na valência de ordem pública, e também da unidade nacional de trânsito”.

Já o major Francisco Martins, da unidade de relações públicas da GNR do Porto, deixou um alerta concreto à população acerca dos carros híbridos elétricos, uma novidade no Rali de Portugal em 2022.

“Em caso de qualquer acidente de viação com um carro híbrido, que este ano vão estar como novidade no Rali de Portugal, não tenham a tendência ou a postura de ir mexer no carro ou de tentar fazer qualquer ação nesses carros”, avisou.

Segundo o major da GNR, “o ideal é não mexer em qualquer carro que tenha um acidente, principalmente se o carro ficar no troço, tendo em conta que, com exceção do último carro, vão passar mais carros a seguir”, havendo o perigo do acidente tomar proporções maiores.

Devido à corrente elétrica de alta voltagem das novas viaturas em prova, em caso de acidente os perigos são acrescidos.

Horácio Rodrigues, diretor do rali, lembrou que há informação “nas zonas espetáculo, nas zonas de público”, sobre como as pessoas “devem proceder e não devem proceder em relação aos carros híbridos”, alertando que podem “ser perigosos apenas no tato”.

Assim, já não pode haver “aquele voluntarismo de num acidente num R1 [carro híbrido] pô-lo direito na pista outra vez”.

“Podemos ficar lá agarrados, aquilo é perigoso”, alertou, detalhando que os carros estão identificados com umas luzes: se for verde pode ser tocado, mas se for vermelho “não se toca no carro”.

As autoridades e a organização fizeram ainda os habituais apelos à colaboração do público com as medidas de segurança, nomeadamente a circunscrição às zonas espetáculo, a ida para as classificativas com antecedência e o respeito pelas restrições de trânsito.

“Prevemos a existência de temperaturas elevadas para os dias da competição, pelo que é importante que tenham cuidado com todos os comportamentos que possam provocar incêndios”, podendo, além do perigo da situação, cancelar classificativas, disse ainda Francisco Martins.

O major apelou ainda ao respeito pelo ambiente, aos cuidados no estacionamento quanto à prevenção de furtos e à prevenção quanto ao consumo excessivo de álcool, especialmente para quem vai conduzir após o término da prova.

A 55.ª edição do Rali de Portugal tem um percurso total de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,3 cronometrados, num total de 22 classificativas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 16 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 19 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos