País
Meios de combate a incêndios são reforçados a partir deste domingo
A Diretiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, indica que, entre hoje e 31 de maio, o reforço de meios se situa no “nível II”, o primeiro aumento adicional do ano.
Durante este período, vão estar disponíveis 9.630 operacionais que integram as 2.282 equipas e 2.165 viaturas dos vários agentes presentes no terreno, além dos meios aéreos, que serão no máximo 37.
Entre os meios, a DON prevê, para este período, cerca de 4.323 elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, 230 operacionais da Força Especial de Proteção Civil, 2.064 militares da GNR e os mais de 2.300 elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.
No âmbito do DECIR está já em funcionamento, desde o dia 07 de maio, a Rede Nacional de Postos de Vigia, composta por 77 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios.
Os meios de combate a incêndios voltam a ser reforçados em 01 de junho, mas é entre julho e setembro, conhecida pela fase mais crítica, o período que mobiliza o maior dispositivo, estando este ano ao dispor de 12.917 operacionais, 3.062 equipas, 2.833 veículos e 60 meios aéreos.
PASSOU EM DIRETO
-
Sociedade1 semana ago
GNR: 9 detidos por suspeitas de tráfico de droga na região Norte
-
Famalicão7 dias ago
Famalicão: Homem obrigado a entregar fio de ouro e aliança em assalto na via pública em Oliveira Santa Maria
-
País4 dias ago
Professores e não docentes realizam greve nacional a 15 de novembro
-
Famalicão2 dias ago
Famalicão: Brufe realiza a sua Mostra Comunitária este sábado