O fenómeno astronómico conhecido como “Lua de Sangue”, um eclipse lunar total da Lua acontece durante a madrugada desta segunda-feira e poderá ser observado em Portugal se a nebulosidade o permitir.
Este fenómeno verifica-se quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse irá passa por três fases diferentes: a fase penumbral (quando apenas existe uma breve sombra), umbral (onde o eclipse inicia a sua fase completa) e total (quando o eclipse atinge a sua totalidade).
Este fenómeno resultará numa “lua de sangue”, designação dada a um eclipse associado a uma superlua, que faz com que, durante o fenómeno, o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro.
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explicou que, em Portugal Continental, a Lua irá entrar na primeira fase perto das três da manhã desta segunda-feira e entra na sombra pelas quatro horas. Por volta das cinco, o eclipse atinge a sua totalidade, permanecendo assim cerca de uma hora. Antes das sete da manhã, a Lua começa a sair da sombra e a última fase ocorre perto das oito da manhã.