O Casa Pia consumou hoje o regresso à elite do futebol português, 83 anos depois da sua única participação (1938/39), alcançando o feito com o melhor registo de golos sofridos nesta edição da II Liga.
A subida direta ao primeiro escalão, reservada apenas aos dois primeiros classificados da II Liga, foi discutida ‘taco a taco’ até à derradeira ronda com Rio Ave e Desportivo de Chaves, mas os ‘gansos’ conseguiram lograr o regresso do histórico clube lisboeta.
A goleada imposta ao Leixões (5-1), na última jornada, com golos de Zach Muscat (10 minutos), João Vieira (12), Jota (16 e 39) e Derick Poloni (90+3) ‘carimbou’ a promoção da equipa, enquanto segunda colocada, com 68 pontos, apenas atrás do campeão Rio Ave, com 70, que venceu os flavienses por 3-0, relegando-os para o ‘play-off’ de subida, com o 16.º e antepenúltimo colocado da I Liga, o Moreirense.
A única participação do Casa Pia na I Liga remonta à longínqua temporada 1938/39, a primeira sem a designação de Liga Experimental, na qual terminou no último lugar, com apenas dois pontos totalizados, resultantes de somente um triunfo e 13 derrotas.