A CP – Comboios de Portugal prevê “perturbações significativas” na circulação de comboios na próxima segunda-feira, 16 de maio. devido à greve de 24 horas dos trabalhadores ferroviários.
“Por motivo de greve convocada por diversas Organizações Sindicais, para o período compreendido entre as 00h00 e as 24h00 do dia 16 de maio, podem ocorrer fortes perturbações na circulação de comboios a nível nacional.”, informa a empresa, em comunicado, adiantando que “o impacto na circulação poderá ainda estender-se ao final deste domingo e às primeiras horas da manhã de terça-feira.
O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos apenas para comboios Alfa Pendular e Intercidades, numa percentagem de cerca de 25% da oferta habitual, cuja lista estará disponível em cp.pt. Não foram decretados serviços mínimos para os comboios regionais e urbanos.
Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.
A greve de segunda-feira foi decidida no final de abril e convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário.
Entre as reivindicaçõesestá um aumento mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores da CP, a quem foi aplicada uma atualização de 0,9%, tal como foi imposto a todo o Setor Empresarial do Estado e Administração Pública.