País
GNR: 320 operacionais em 80 postos de vigia na ativação da Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) procedeu á ativação de 80 Postos de Vigia (PV) da Rede de Vigilância e Deteção de Incêndio, no dia 05 de maio, contando para tal com 320 operadores.
Esta ação será reforçada, a 29 de junho, com a ativação de mais 150 destes postos, guarnecidos por 600 operacionais. Esta rede conta ainda com o Sistema de Videovigilância Florestal, que conta com 147 câmaras de vídeo.
Para além disto, a GNR realizou ainda, até 07 de maio, mais de 2.800 ações de sensibilização, que visaram mais de 55 mil pessoas, para a prevenção de comportamentos de risco, promover a adoção de medidas de autoproteção e fomentar o uso responsável do fogo por parte das comunidades, destaca esta força.
Desde a entrada em vigor desta fase, foram já realizadas 18 detenções, das quais 14 em flagrante delito, tendo sido igualmente identificados 136 suspeitos.
Neste momento, a GNR está a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, sinalizando os terrenos com maior risco potencial de incêndio e a promover ações de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 31 de maio de 2025, evitando que, após o dia 1 de junho de 2025, possam encontrar-se em incumprimento.
A GNR desta que esta campanha “contribui decisivamente para uma redução significativa do número de ocorrências graves e dos impactos negativos que podem causar na sociedade. A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades estratégicas para a GNR, sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais”.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Escuteiros de Vale S. Cosme celebram 25 anos do “Chama da Juventude”
-
Paíshá 6 dias
Empresário Jorge Mendes acuado de fraude fiscal pelo Ministério Público
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Regresso da chuva previsto para esta quinta-feira
-
Bragahá 3 dias
Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação