Localizada no reservatório de Alqueva, a nova central fotovoltaica, que é a maior existente numa barragem hidroelétrica na Europa, tem 12.000 painéis solares e começará a funcionar em Julho.
De acordo com um relatório do Público, dois rebocadores transportaram um complexo de 12.000 painéis solares flutuantes, do tamanho de quatro campos de futebol, para o local onde iriam ser ancorados.
O novo parque solar tem uma capacidade instalada de cinco megawatts, de acordo com Miguel Patena, diretor de Inovação da EDP e responsável pelo projeto. Os painéis solares do reservatório produzirão 7,5 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade durante um ano, e serão complementados por baterias de lítio capazes de armazenar dois GWh.
A central solar irá fornecer energia a 1.500 famílias, o que equivale a um terço das necessidades de Moura e Portel, duas aldeias vizinhas do reservatório.
A EDP já tem planos para expandir o projeto de Alqueva. Em Abril, garantiu o direito de construir um segundo parque solar flutuante com uma capacidade instalada de 70 megawatts.