Siga-nos nas redes

País

Norte de Portugal tem 54 praias com “Qualidade de Ouro” informa a Quercus

Publicado

em

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear de 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.

Em comunicado, a associação indica que, das 356 praias galardoadas, 291 são costeiras (82%), 55 interiores (15%) e 10 de transição (3%).

Nas zonas costeiras tiveram a classificação de “Qualidade de Ouro” 58 praias dos Açores, 24 da Madeira, 55 do Tejo e Oeste, 54 no norte, 58 do Algarve, 17 do centro e 25 do Alentejo.

Nas zonas do interior foram galardoadas 16 do Tejo e Oeste, 14 no norte, 22 do centro e três do Alentejo.

Nas praias de transição, obtiveram a classificação três do Tejo e Oeste, três do Norte, três do Alentejo e uma no Algarve.

Em comparação com 2023, segundo os dados da Quercus, registou-se uma diminuição das praias distinguidas nas regiões do Algarve (menos 26 galardões), seguida da região Tejo e Oeste (menos 24 galardões), com descidas de 31% e 24%, respetivamente.

De acordo com a associação, verificou-se o mesmo nas Regiões da Madeira (menos oito praias) e do Centro (menos uma praia).

A Região Autónoma dos Açores apresentou a subida mais expressiva quando comparado com 2023 (com mais 12 galardões), seguida do Alentejo (mais três galardões) e do Norte (mais seis galardões).

A Quercus adianta que este ano registaram-se 11 zonas balneares estreantes, galardoadas pela primeira vez com Qualidade de Ouro, das quais cinco são interiores, quatro costeiras e duas de transição, situadas na Região Autónoma dos Açores e Madeira, região Centro, Norte e Tejo e Oeste.

Este ano, a associação registou uma forte descida nas águas balneares costeiras, com menos 36 galardões face a 2023.

“Nas águas balneares interiores, registou-se apenas um galardão a menos em relação a 2023, sendo que as águas balneares de transição se mantiveram”, é referido na nota.

Segundo a Quercus, a descida do número de galardões foi na maior parte dos casos motivada pelo incumprimento do critério relativo às análises realizadas na época balnear 2023.

“Verificaram-se níveis de poluição algo persistentes, não inteiramente esclarecidos, mas para os quais poderá ter contribuído o impacte da pressão turística em algumas regiões”, indica a associação.

A Quercus salienta que em algumas situações, “estes episódios de poluição originaram a interdições temporárias da prática balnear e tiveram reflexo nos parâmetros de ‘Enterococos Intestinais’ e/ou ‘Escherichia coli’, tendo sido ultrapassados os valores máximos considerados na atribuição deste galardão”.

Na nota, a associação destaca ainda o lançamento de um mapa interativo das praias galardoadas com “Qualidade de Ouro” disponível em https://praiasouro.quercus.pt.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 39 minutos

Trofa: Chuvas fortes obrigam ao encerramento temporário do Parque das Azenhas

A Câmara Municipal da Trofa informou, esta segunda-feira, sobre o encerramento temporário do Parque das Azenhas. Tal decisão surge na...

Bragahá 2 horas

Suspeito de matar homem de 85 anos para o roubar em Esposende fica em prisão preventiva

O suspeito de matar um idoso de 85 anos no final de 2024 e de ocultar o cadáver na freguesia...

Barceloshá 3 horas

Comboios: Linha do Minho cortada após queda de árvore em Barcelos

.A circulação ferroviária na Linha do Minho entre Barcelos e Tamel está suspensa desde cerca das 15:30, devido ao mau...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Mogege

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na freguesia...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão era um dos destinos de droga vendida através das redes sociais. 15 pessoas detidas

O Ministério Público (MP) acusou 15 pessoas de, entre novembro de 2023 e maio de 2024, venderem droga proveniente de...

Paíshá 7 horas

PSP inicia hoje operação “Violência? Não, obrigado!” nas escolas

A PSP inicia hoje a operação “Violência? Não, obrigado!”, para sensibilizar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Ligação entre o Central Park e zona industrial de Vilarinho já foi alargada e pavimentada

A Junta de Freguesia da Vila de Ribeirão informou, este fim de semana, sobre a evolução das obras no local...

Paíshá 8 horas

Portugal em alerta devido ao mau tempo até esta terça-feira. Ventos fortes e chuva esperados

Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos...

Paíshá 9 horas

Nuno Roby Amorim faleceu aos 62 anos após batalha contra o cancro

O antigo jornalista e assessor da Iniciativa Liberal (IL) Nuno Roby Amorim morreu, este domingo, aos 62 anos, no Hospital...

Regiãohá 9 horas

Despiste seguido de capotamento fez um ferido na Trofa

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência do despiste, seguido de capotamento, de um veículo ligeiro, na...

Arquivo

Mais Vistos