Foram avistados, esta segunda-feira, no Norte de Portugal vários pilares de luz, um fenómeno natural onde um feixe de luz do sol parece fazer ligação diretamente com a terra.
As condições meteorológicas ideais para que isto ocorra são numa noite fria de Inverno (frequentemente temperaturas abaixo de zero) com elevada humidade e pouco ou nenhum vento.
Nestas condições, pequenos (cerca de 0,02 mm) cristais de gelo formar-se-ão e permanecerão suspensos na atmosfera perto da superfície. Os cristais de gelo suspensos são grandes refletores, irradiando as luzes de volta para os seus olhos/câmera.
Normalmente, estes são cristais de gelo em forma de placa, que se formam a temperaturas de 14° a -40° Fahrenheit ou -10° a -40° Celsius.
Os pilares de luz podem ocorrer sem nuvens visíveis no céu, uma vez que os cristais de gelo são tão pequenos. Mas, se nuvens de baixo nível estiverem presentes a estas temperaturas geladas, serão constituídas por cristais de gelo e gotículas líquidas super-refrigeradas. Estas nuvens “geladas” ocorrem normalmente a níveis mais elevados da atmosfera.