Siga-nos nas redes

País

Russo que recebeu refugiados em Setúbal é vigiado há anos por contraespionagem

Publicado

em

O líder da comunidade russa em Setúbal, Igor Khashin, que participou no acolhimento de refugiados ucranianos com a mulher, já é monitorizado pelo Serviço de Informações e Segurança (SIS) há alguns anos, noticia esta quinta-feira o Expresso.

Citando fontes próximas do Governo e da Assembleia da República, o jornal escreve que “Igor Khashin era mais do que conhecido pelos serviços de informações” e “estava identificado e sob observação dos serviços, que não fazem investigação criminal, mas enviam relatórios”.

Outra fonte ligada à comunidade das informações citada pelo Expresso explica que os conselhos de compatriotas russos, como aquele que Khashin dirigia em Portugal, “são acompanhados com mais atenção desde 2014, depois da anexação da Crimeia pela Rússia”.

“É no SIS que funciona o departamento de contraespionagem, com a missão de conhecer as movimentações de serviços estrangeiros em território nacional, onde durante anos as equipas da chamada ‘Casa da Rússia’ se foram especializando em acompanhar as movimentações de russos em Portugal”, escreve o jornal.

O semanário adianta que “não existe, porém, qualquer investigação de foro criminal na Polícia Judiciária e no Ministério Público relativa às atividades deste russo”.

“Se o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que o Governo delegou para investigar o caso, averiguar a existência de algum tipo de crime neste processo agiremos em conformidade e será então aberto um inquérito”, escreve o jornal, citando uma fonte judicial.

Igor Khashin, dirigente da Associação de Emigrantes de Leste (Edintsvo), que agora é liderada pela sua mulher Yulia Khashina — funcionária da Câmara de Setúbal desde dezembro —, participava na receção dos refugiados ucranianos naquela cidade.

Depois de ter noticiado o caso há uma semana, o Expresso volta esta quinta-feira a reproduzir declarações de alguns refugiados acolhidos em Setúbal que confirmam a presença no local de Igor Khashin, “com computador pessoal e a perguntar dados das pessoas”, acrescentando que chegou a fotocopiar documentos.

O Governo ordenou, entretanto, uma investigação ao município de Setúbal pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e uma sindicância a realizar pela Inspeção-Geral de Finanças, face às denúncias de alegadas irregularidades no acolhimento de refugiados ucranianos.

Esta semana, a Câmara de Setúbal anunciou que tinha sido oficialmente informada do início das diligências para apurar eventuais falhas na receção de refugiados ucranianos, tendo o presidente da autarquia apelado, na sessão pública de câmara, a que se evite falar do assunto publicamente.

“Face à comunicação que já hoje [6 de maio] recebemos […] entendemos que a partir deste momento, até à conclusão destas diligências, deveremos evitar voltar a comentar publicamente este assunto”, disse André Martins.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 24 minutos

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, nas imediações...

Paíshá 35 minutos

Norte: Grupo de 9 detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de nove suspeitos, cinco destes...

Famalicãohá 52 minutos

Famalicão: Seide convida para a sua Mostra Comunitária este fim de semana

Seide convida para a sua Mostra Comunitária, que irá reunir a população e associações locais, em ambiente festivo, este sábado...

Paíshá 1 hora

Norte: GNR desmantela grupo que praticava furtos e violava correspondência em Matosinhos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, procedeu à...

Regiãohá 2 horas

Trofa: homem de 53 anos suspeito de violar mulher num ginásio

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do...

Paíshá 2 horas

GNR vai zelar pela segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela

 A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2025” que visa promover...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Defesa sólida é uma das “chaves” para vencer o SC Braga

Com a chegada de mais um desafio referente à I Liga, o FC Famalicão faz a antevisão da partida agendada...

Regiãohá 3 horas

Santo Tirso: Pavilhões de empresa de reciclagem tomados por incêndio

Dois pavilhões de uma empresa de reciclagem, na zona de Palmeira em Santo Tirso, foram tomados por um, incêndio que...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Avidos inaugura novo Espaço Multiusos esta sexta-feira

A freguesia de Avidos, em Famalicão, passa a dispor, a partir desta sexta-feira, de um novo espaço multiusos, criado a...

Famalicãohá 16 horas

Alunos de Famalicão promovem literatura na “Festa de Leitura do Ave – Convence-me”

Cerca de 120 alunos distribuídos por 30 equipas de escolas dos oito municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vão...

Arquivo

Mais Vistos