Siga-nos nas redes

País

Administração pública em greve na sexta-feira de 16 de maio. Sindicato alega degradação da condições de trabalho

Publicado

em

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma greve para 16 de maio para os trabalhadores da administração pública, devido à degradação das condições de trabalho e falta de valorização.

Num comunicado, hoje divulgado, a estrutura sindical disse que os trabalhadores da administração pública estão “fartos de baixos salários, de desvalorização das carreiras, de promessas vazias e de uma gestão que não reconhece a importância dos serviços públicos para a sociedade”.

O sindicato deu ainda conta de uma lista de reivindicações, em vários setores que começa pela “criação do estatuto do pessoal de ação educativa, garantindo condições dignas e estabilidade profissional” e pelo “fim da cedência unilateral de trabalhadores de ação educativa a entidades parceiras”.

Os trabalhadores exigem ainda a reposição da carreira de agente único de transportes coletivos, a implementação do cartão refeição na administração pública, com um valor diário de 10,20 euros, isento de impostos, e o cumprimento e revisão de acordos coletivos de trabalho e acordos de empresa, assegurando direitos adquiridos.

A lista de reivindicações passa ainda pela revisão do sistema de avaliação SIADAP, “garantindo a manutenção dos pontos adquiridos e a reposição dos pontos retirados injustamente”, bem como a sua regularização “referente aos períodos de 2019/2020 e 2021/2022”.

As exigências apresentadas pelo sindicato incluem ainda a “aplicação do subsídio de risco na carreira de técnico auxiliar de saúde e enfermagem”, a “revisão dos acordos coletivos na sequência da implementação da carreira de técnico auxiliar de saúde” e a “contratação urgente de pessoal, evitando turnos excessivos de até 17 horas, que prejudicam a saúde dos trabalhadores e a qualidade dos serviços prestados”.

Os assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos auxiliares de saúde “estão no centro do funcionamento da administração pública. São eles que asseguram o dia-a-dia dos serviços essenciais à população. No entanto, enfrentam salários irrisórios, carga horária extenuante e a falta de progressão profissional”, lamentou o sindicato, no comunicado.

“Atualmente, cerca de 749 mil trabalhadores da administração pública enfrentam condições salariais insuficientes, sendo que muitos deles estão no salário mínimo, fixado em 878,41 euros para 2025. Esta realidade reflete a falta de valorização dos profissionais que garantem o funcionamento dos serviços públicos essenciais”, criticou.

“Os trabalhadores das carreiras mais baixas exigem do Governo, deste e de todos os que virão, que pautem a sua atuação por valores morais e éticos, garantindo equidade no tratamento das carreiras mais baixas face às demais carreiras da Administração Pública”, indicou, salientando que pretende “do Governo respostas concretas e imediatas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Entretenimentohá 2 horas

Famalicão: Louro acolhe Festival Emersivo de Cultura Emergente este fim de semana

A Casa do Artista Amador em Louro, Vila Nova de Famalicão, prepara-se para ser o epicentro da cultura emergente nos...

Desportohá 2 horas

Desporto em destaque nas Festas Antoninas de Famalicão. Conheça os eventos programados.

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão prometem uma semana de muita animação, de 6 a 13 de junho,...

Regiãohá 3 horas

Jovens talentos de Campanhã encerram residência artística no Coliseu do Porto

No dia 9 de junho, às 19h30, o palco do Coliseu Porto recebe um evento especial: a apresentação final da...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Póvoa de Varzim prepara-se para a 47.ª edição do Festival Internacional de Música

O Cine-Teatro Garrett foi palco, esta quarta-feira, da apresentação da 47.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de...

Paíshá 3 horas

Legislativas: Chega foi o mais votado pelos portugueses em países estrangeiros. Somou

Todos os boletins de voto dos portugueses residentes no estrangeiro que chegaram a Portugal já estão registados, com o Chega...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos na EN14 deixa duas pessoas feridas em Ribeirão

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre três veículos ligeiros,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão atinge o “pico” das temperaturas desta semana. 36 graus esperados esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, o “pico” dos valores dos termómetros para esta semana, em mais um dia de sol e...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão: Václav Sejk convocado para representar a Chéquia no Campeonato Europeu Sub-21

O FC Famalicão tem mais um dos seus talentos destacados para as competições de futebol europeias, nomeadamente o avançado Václav...

Paíshá 8 horas

Norte: Jovem de 27 anos atacou o próprio pai com um objeto cortante e foi detida pela PJ

Uma jovem de 27 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) na cidade do Porto, suspeita de ter cometido um...

Infotainmenthá 8 horas

Portugal regressa ao EuroBasket 14 anos depois: uma nova era para o basquetebol luso

A longa travessia terminou. Após 14 anos fora dos grandes palcos do basquetebol europeu, Portugal regressa ao EuroBasket com uma...

Arquivo

Mais Vistos