
Os portugueses estão a pedir, em média, cerca de 1266 “autobaixas” (ou seja, autodeclarações de doença”) por dia, sendo que, só este ano e até ao final de abril, foram emitidas quase 200 mil autodeclarações, revela o jornal “Público” este domingo através de números compilados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A medida, que foi implementada há dois anos, já gerou quase um milhão de “autobaixas”, sendo que, a este ritmo, o pedido de autodeclarações de doença vai bater um novo recorde de emissões este ano.
O Governo aprovou em maio de 2023 uma medida que passou a permitir ao doente solicitar online uma baixa de três dias, tendo como objetivo facilitar a vida do doente, mas também aliviar a pressão das tarefas burocráticas dos médicos de família.
Desta forma o utente passou a poder solicitar a sua própria “Autodeclaração de Doença” no site do SNS 24, tendo resposta imediata, desde que fosse por um período de três dias, já que, e de acordo com a lei, este período não é reembolsável.