O Presidente russo Vladimir Putin vai ser submetido a uma cirurgia ao cancro e entregar temporariamente o poder a um antigo chefe da polícia federal, de acordo com o New York Post.
Putin vai transferir o controlo do governo russo para Nikolai Patrushev, chefe do Conselho de Segurança da polícia federal russa, enquanto ele estiver incapacitado durante e após o procedimento, de acordo com um vídeo do canal de Telegram “General SVR”.
O canal – que é supostamente dirigido por um antigo tenente-general do Serviço de Informações Externas russo conhecido pelo pseudónimo “Viktor Mikhailovich” – relatou que Putin foi informado por médicos de que deve ser submetido a uma operação.
A cirurgia e recuperação previstas deverão incapacitar Putin durante “um curto período de tempo”, segundo o relatório não confirmado.
“É improvável que Putin aceite entregar o poder por um período de tempo mais longo”, afirma o narrador do vídeo, acrescentando que o controlo do país estará provavelmente nas mãos de Patrushev por não mais do que dois a três dias.
“Vou dizer que esta é a pior opção”, acrescenta a mesma fonte. “Patrushev é um vilão. Ele não é melhor do que Vladimir Putin. Além disso, ele é uma pessoa mais astuta, e eu diria, mais insidiosa do que Vladimir Putin. Se ele chegar ao poder, os problemas dos russos só se multiplicarão”.
Após o vídeo segue-se a reportagem de um órgão de investigação russo “O Projecto”, que afirmou que Putin foi visto por um médico oncológico 35 vezes nos últimos anos. Putin tornou-se tão paranoico em relação à sua saúde que até se voltou para terapias não convencionais.
Diz-se que Putin se banha no sangue extraído dos chifres de veados, que são cortados enquanto crescem e ainda estão cheios de sangue fresco, diz o outlet. Os “banhos de chifres” são uma terapia alternativa na região de Altai na Rússia, que faz fronteira com o Khazakstan e a Mongólia.
Os crentes dizem que os banhos melhoram o sistema cardiovascular e rejuvenescem a pele.