Segundo um documento divulgado esta sexta-feira pela Pordata para assinalar o Dia do Trabalhador, Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com a maior percentagem de pessoas acima dos 64 anos no mercado de trabalho.
No âmbito do 1.º de Maio, a Pordata, reuniu um conjunto de dados estatísticos sobre o mercado de trabalho, e realça que Portugal “é o terceiro país com maior taxa de atividade entre pessoas com 65 ou mais anos”, com 11,7%, a seguir à Estónia e Irlanda.
Comparando com a média dos 27 países da União Europeia (UE27), onde a taxa de atividade nos maiores de 64 anos é de 5,7%, Portugal regista assim o dobro.
Quanto às condições de trabalho, Portugal é o 4.º país europeu com mais contratos a prazo, a seguir a Espanha, à Polónia e aos Países Baixos.
Um em cada cinco trabalhadores tem um contrato a prazo, mais quatro pontos percentuais que o verificado na UE27 (14%), mostram os dados.
Quanto à escolaridade, quase metade dos empregadores em Portugal têm, no máximo, o ensino básico (46%), uma percentagem superior em 29 pontos percentuais à média da UE27 (17%). Por sua vez, enquanto 37% dos trabalhadores em Portugal têm, no máximo, o ensino básico, na EU27 esse valor é de 16%. Contudo, o documento destaca a maior aproximação do peso dos trabalhadores com ensino superior à média europeia (32% face a 38%).