Mundo
Portugal está entre os países com menos mortalidade infantil no mundo

A informação é avançada e sublinhada pelo ministro da Saúde. Manuel Pizarro afirmou este sábado em Vila Nova de Gaia que Portugal está entre os “melhores países do mundo” com “números baixíssimos” de mortalidade infantil, citando os dados divulgados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
O ministro, que falava aos jornalistas à margem de uma visita que efetuou às obras do metro junto ao Hospital Santos Silva, em Gaia, lembrou que em 2010 a taxa fixou-se em 2.5, em 2020 e 2021 foi de 2.4 e, este ano, ficou nos 2.6.
Apesar da subida da taxa, o ministro da Saúde considerou que os números dos últimos anos “provam que o nosso sistema de saúde maternoinfantil está em bom funcionamento” e aproveitou a oportunidade para fazer um elogio público a todos os profissionais que têm mantido “uma qualidade de assistência materna […] que é um motivo de orgulho e satisfação e de tranquilidade para os portugueses”.
Segundo o ministro, os dados divulgados na sexta-feira “também têm outra boa notícia”, que é o número de nascimentos em Portugal ter aumentado mais de 4.000 no último ano. “Temos de olhar sempre para a tal taxa de mortalidade infantil, comparando o número de crianças mortas até um ano, por cada mil nados vivos. Esse número de 2.6”, sustentou.

-
Famalicãohá 1 semana
Já chove em Famalicão: Mau tempo vai manter-se até ao fim de semana
-
Paíshá 1 semana
Maia: Colisão rodoviária corta trânsito junto à entrada para a autoestrada
-
Paíshá 4 dias
Dois portugueses morrem em acidente de montanhismo nos Picos da Europa em Espanha
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Ponte sob o Rio Pelhe de Gavião encerrada para obras durante 1 mês