Site icon Fama Rádio e Televisão

População com menos de 60 anos pode tomar vacina Astra-Zeneca apenas com “consentimento informado”

As pessoas com menos de 60 anos vão poder receber a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, mediante o seu “consentimento informado”, anunciou hoje o coordenador da `task force´ do plano de vacinação.

“Fui pedir para que se crie uma exceção – e há uma exceção – que, com o consentimento informado das pessoas, se a pessoa quiser ser vacinada com a AstraZeneca, pode ser vacinada com a AstraZeneca abaixo dos 60 anos”, adiantou Gouveia e Melo num `webinar´ promovido pela Unicef no âmbito da Semana Mundial da Imunização.

O coordenador do plano de vacinação que se iniciou a 27 de dezembro de 2020 reiterou o benefício das vacinas contra a covid-19 face ao risco de doença grave ou morte provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

“Se me pusessem a hipótese de estar numa linha em que a probabilidade de me acontecer uma coisa é de uma em meio milhão e estar noutra linha em que a probabilidade de me acontecer uma coisa má é uma em 500, não tinha dúvidas para qual dos lados é que ia pender”, afirmou o vice-almirante.

Nesta conferência `online´, Gouveia e Melo considerou ainda “não ser uma boa estratégia” optar por não se ser vacinado contra o novo coronavírus.

“De facto é lamentável que, havendo pessoas a morrer por covid-19, se esteja a discutir coisas muito difíceis de compreender. Basta dizer que, na última semana, se calhar morreram mais pessoas por covid-19 do que todas as pessoas que morreram no mundo inteiro em resultado de efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca”, afirmou.

A 8 de abril, as autoridades de saúde portuguesas recomendaram a administração da vacina desta farmacêutica em pessoas acima dos 60 anos de idade, seguindo a decisão de mais de uma dezena de países, que introduziram também restrições etárias nessa altura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version