Uma criança de 11 anos que estava desaparecida foi localizada com sucesso por elementos da Guarda Nacional Republicana, no concelho da Chamusca, Ribatejo.
De acordo com a GNR, tudo aconteceu no dia 25 de abril, momento em que desencadearam uma operação de busca, empregando diversas valências do serviço territorial e de intervenção, apoiados por binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI) e de uma equipa de drones (Unmanned Aircraft System (UAS)) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
Estiveram ainda envolvidos nesta ação, os Bombeiros Voluntários da Chamusca, bem como o drone da Força Especial de Proteção Civil, a Proteção Civil da Chamusca e cidadãos daquela localidade.
Nesta sequência, foram capazes de localizar a criança, já na madrugada do dia 26, através de um cão o Grupo de Intervenção Cinotécnico.
Aqui, depararam-se com o menino, que apresentava bom estado de saúde. Mesmo assim, foi encaminhado para observação e análise hospitalar.
“A operação contou com o empenhamento de 36 militares da Guarda Nacional Republicana.
A Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, nomeadamente com destaque para os meios cinotécnicos e para as aeronaves não tripuladas (ANT)”, destacam os responsáveis do Comando Territorial da GNR de Santarém.