Site icon Fama Rádio e Televisão

Alerta Fraude: Mensagem falsa dos Censos 2021 pede número de contribuinte aos recetores

FILE - In this Sept. 16, 2017, file photo, a person uses a smart phone in Chicago. For many of us, a smartphone addiction is not so much a debilitating disease but a constant, nagging inconvenience we can’t seem to shake. But it’s not all our fault. From the constant notifications to the color schemes to the "likes," followers and in-game rewards out phones and the apps on them were created so we’ll use them as much as possible. But there are ways to fight back. (AP Photo, File)

A circulação de uma mensagem SMS que, falsamente, se faz passar por uma operação associada aos Censos de 2021, que se realizam agora em Portugal, tem alertado vários cidadãos, segundo apurou a FAMA TV.

Nesta mensagem é pedido ao recetor que, para realização dos Censos 2021, responda a esta comunicação fornecendo o “número de contribuinte e o nome completo (segundo o Cartão de Cidadão)”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A mensagem continua explicando que, caso estes dados não seja enviados, o recetor fica sujeito a uma coima de 150 a 2755 euros + IVA.

A mensagem termina, identificando-se como proveniente do Instituto Nacional de Estatística.

Sobre esta mensagem específica, o Instituto Nacional de Estatística já afirmou que não usa mensagens para pedir qualquer tipo de informação à população, afigurando-se provavelmente uma tentativa de “phishing”. Um método ilegal, utilizado para obter informações sobre pessoas ou empresas.

Mensagem:

“ Está é uma mensagem automática. Vimos por este meio pedir, no âmbito da realização dos Censos 2021 Portugal, que responda a esta mensagem (o mais brevemente possível) com o seu Número de Contribuinte e o seu nome completo (segundo o Cartão de Cidadão). Esta é uma ação imperativa, e sujeita a uma coima que começa nos 150 € e puderá ir até aos 2755€ + IVA. Agradecemos a sua disponibilidade, Instituto Nacional de Estatistica.”

Caso receba esta mensagem, é aconselhado que a ignore completamente, evitando qualquer tipo de comunicação com o número de origem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version