País
Alerta Fraude: Mensagem falsa dos Censos 2021 pede número de contribuinte aos recetores
A circulação de uma mensagem SMS que, falsamente, se faz passar por uma operação associada aos Censos de 2021, que se realizam agora em Portugal, tem alertado vários cidadãos, segundo apurou a FAMA TV.
Nesta mensagem é pedido ao recetor que, para realização dos Censos 2021, responda a esta comunicação fornecendo o “número de contribuinte e o nome completo (segundo o Cartão de Cidadão)”.
A mensagem continua explicando que, caso estes dados não seja enviados, o recetor fica sujeito a uma coima de 150 a 2755 euros + IVA.
A mensagem termina, identificando-se como proveniente do Instituto Nacional de Estatística.
Sobre esta mensagem específica, o Instituto Nacional de Estatística já afirmou que não usa mensagens para pedir qualquer tipo de informação à população, afigurando-se provavelmente uma tentativa de “phishing”. Um método ilegal, utilizado para obter informações sobre pessoas ou empresas.
Mensagem:
“ Está é uma mensagem automática. Vimos por este meio pedir, no âmbito da realização dos Censos 2021 Portugal, que responda a esta mensagem (o mais brevemente possível) com o seu Número de Contribuinte e o seu nome completo (segundo o Cartão de Cidadão). Esta é uma ação imperativa, e sujeita a uma coima que começa nos 150 € e puderá ir até aos 2755€ + IVA. Agradecemos a sua disponibilidade, Instituto Nacional de Estatistica.”
Caso receba esta mensagem, é aconselhado que a ignore completamente, evitando qualquer tipo de comunicação com o número de origem.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Projeto “Mais e Melhores Anos Europa” conquista prémio Erasmus +
-
Paíshá 5 dias
Rapariga de 15 anos entre grupo de ladrões que ameaçava pessoas na via pública para roubar no Porto
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Passeio Motard de Reis encerra época festiva em Fradelos
-
Famalicãohá 1 semana
Primeiro-ministro visita Famalicão esta segunda-feira para inaugurar novas instalações do CeNTI