Site icon Fama Rádio e Televisão

Pedro Proença pede 100% do futebol profissional vacinado antes da próxima época

 O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, disse hoje colocar-se “na linha da frente para, no início da próxima temporada, o futebol profissional estar 100% vacinado” contra a covid-19.

Segundo Proença, este posicionamento é feito “com espírito altruísta”, para que o futebol possa “contribuir para a sensibilização da população portuguesa na necessidade desta ação”, para que “o país caminhe até à imunidade de grupo”.

“Mantemos as reuniões frequentes com o Governo sobre o regresso do público e, sabendo que esta é uma realidade distante de acontecer no imediato, estamos já a preparar a Retoma dos adeptos para o arranque de 2021-22, numa altura em que a vacinação estará mais adiantada. Percebendo os vários dilemas com que se depara o senhor primeiro-ministro, continuo sem entender que o país desconfine, mas ao futebol não seja dada essa oportunidade”, criticou.

Num artigo sobre a “liberdade do futebol português”, publicado no 25 de abril, o dirigente lembrou o “ano completamente atípico” que deixou danos financeiros e económicos que “continuam por apurar”.

Lembrando o peso da indústria na economia portuguesa, Proença destacou um aumento de postos de trabalho nas sociedades desportivas e na Liga, para 3.163 empregos, no quinto ano seguido com resultado líquido positivo nas contas da LPFP.

Continuando a toada de apelos ao Governo, Pedro Proença lembra que o futebol profissional poderá ter, como projeção e estimativa, uma quebra de receitas na ordem dos 32% “e resultados negativos para as sociedades desportivas de 270%, correspondendo a menos 137,2 milhões de euros”.

“Exigimos, por isso, ao Governo que olhe para o futebol com outros olhos, não só pela testagem em massa, mas também pelos incentivos financeiros que a indústria necessita, para fazer face ao caos da pandemia. Têm que ser dados passos nesse sentido”, alertou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version