Siga-nos nas redes

País

António Guterres encontra-se hoje com Vladimir Putin

Publicado

em

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita esta terça-feira Moscovo onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, e com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, no contexto da ofensiva russa em curso na Ucrânia.

Após a visita a Moscovo, Guterres irá ser recebido a 28 de abril em Kiev pelo chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Numa publicação na rede social Twitter a propósito destas deslocações, no sábado passado, António Guterres escreveu: “Precisamos de passos urgentes para salvar vidas, pôr fim ao sofrimento humano e trazer paz à Ucrânia”.

A viagem de Guterres à Rússia acontece num momento em que o secretário-geral da ONU tem sido alvo de críticas pela sua alegada passividade em tomar medidas concretas para travar a guerra na Ucrânia.

Na semana passada, mais de 200 antigos dirigentes da ONU dirigiram uma carta a António Guterres, com um apelo para que seja mais proativo em relação a esse conflito. Os signatários alertaram que, a menos que Guterres atue de forma mais pessoal para assumir a liderança na tentativa de mediar a paz na Ucrânia, as Nações Unidas arriscam não apenas a irrelevância, mas a sua existência continuada.

A confirmação da visita a Moscovo surgiu na sexta-feira e após um pedido feito na terça-feira passada pelo próprio secretário-geral, que, através de uma carta entregue à Missão Permanente da Federação Russa junto da Organização das Nações Unidas (ONU), pediu para ser recebido por Putin.

“O secretário-geral disse que, neste momento de grande perigo e consequências, gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz à Ucrânia, e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, disse, após o pedido a Moscovo e a Kiev, o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric.

O porta-voz de António Guterres observou ainda que tanto a Ucrânia, quanto a Rússia, são membros fundadores das Nações Unidas e “sempre foram fortes apoiantes desta Organização”.

A ordem das visitas foi no sábado criticada por Zelensky, que considerou “ilógica” a decisão de Guterres de se deslocar a Moscovo dois dias antes de ir a Kiev. “É errado ir primeiro à Rússia e vir depois à Ucrânia. Não há justiça nem lógica nessa ordem”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 22 minutos

FC Famalicão: Óscar Aranda é o melhor marcador do plantel e também o jogador mais utilizado

Terminada a época desportiva de 2024/2025, o FC Famalicão faz contas ao percurso efetuado nesta fase, destacando alguns dos jogadores...

Paíshá 1 hora

Portugal com níveis elevados radiação ultravioleta nos próximos dias

Portugal continental, Madeira e Açores enfrentam, hoje e durante o fim de semana, níveis de risco elevado a muito elevado...

Economiahá 2 horas

Preço da gasolina e gasóleo vão descer na segunda-feira

Depois de uma semana em que registamos aumentos no preço dos combustíveis na ordem dos 3 cêntimos, o preço da...

Póvoa de Varzimhá 14 horas

São Pedro da Póvoa de Varzim promete duas 2 semanas de animação diária

 A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, vai investir, este ano, mais de 500 mil euros na...

Paíshá 16 horas

Portugal espera concentração elevada de pólen na atmosfera a partir desta sexta-feira

Segundo o Boletim Polínico divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), a concentração de pólen na...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Coindu justifica lay-off de 237 trabalhadores: “Situação de crise” grave

A Coindu justificou a sua decisão de avançar com o despedimento coletivo de 123 trabalhadores e o ‘lay-off’ de 237...

Guimarãeshá 17 horas

Já foi encontrado o homem de 96 anos desaparecido em Guimarães

Já foi encontrado com vida, Francisco Silva, o homem de 96 anos desaparecido em Guimarães, visto pela última vez na...

Famalicãohá 18 horas

Calor: Temperaturas vão ultrapassar os 30 graus na próxima semana

Depois de alguns dias com temperaturas mais amenas, os termómetros aproximam-se dos valores do verão a partir da próxima semana,...

Regiãohá 18 horas

Vila do Conde: 1 milhão de euros para reabilitação das zonas ribeirinhas

A autarquia de Vila do Conde anunciou um investimento de um milhão de euros para a recuperação do muro e...

Sociedadehá 19 horas

Famalicão: Competição dupla de BTT e corrida em trail em Avidos a 07 de junho

A Associação Cultural e Recreativa de Avidos – A.Cu.R.A. convida para os eventos “Ribeira de Geremtrail Experience” e “Resistência 3h...

Arquivo

Mais Vistos