País
Dietas ‘vegan’ para cães estão cada vez mais populares. Estudo diz que também são mais saudáveis
As dietas veganas são mais saudáveis e seguras para os cães do que as dietas convencionais à base de carne, desde que sejam nutricionalmente completas, de acordo com o maior estudo realizado até à data, divulgado esta, quarta-feira, pelo jornal inglês The Guardian.
A dieta e a saúde de mais de 2.500 cães foram seguidas ao longo de um ano, utilizando inquéritos realizados pelos seus donos. Estes avaliaram sete indicadores gerais de saúde, tais como visitas múltiplas aos veterinários, e 22 doenças comuns.
Os investigadores descobriram que, por exemplo, quase metade dos cães alimentados com dietas convencionais à base de carne exigiam medicação não habitual, mas apenas um terço dos cães alimentados com dietas vegetarianas o fazia. Um estudo separado realizado em 2021 descobriu que os cães encontravam dietas veganas tão saborosas como a comida normal para cães.
Alguns dos cães do estudo foram alimentados com dietas de carne crua e estes eram marginalmente mais saudáveis do que os cães veganos em geral. No entanto, isto pode ter acontecido porque eram em média um ano mais novos.
O impacto prejudicial do consumo excessivo de carne por parte das sociedades ocidentais no ambiente e na saúde das pessoas tornou-se claro nos últimos anos, bem como as crescentes preocupações sobre a forma como os animais de criação são tratados.
Existem cerca de 470m de cães de companhia no mundo e um número crescente de donos de animais de companhia estão agora a considerar mudar também a dieta dos seus animais.
“O nosso estudo é de longe o maior estudo publicado até à data”, disse o Prof. Andrew Knight, da Universidade de Winchester, no Reino Unido, e que liderou o estudo. “Revelou que as escolhas alimentares mais saudáveis e menos perigosas para os cães são dietas veganas nutricionalmente saudáveis”.
“A dieta de carne crua parece ter resultados marginalmente melhores para a saúde”, disse ele. “Mas esses cães eram significativamente mais jovens, o que lhes confere uma vantagem de saúde”. Um corpo substancial de estudos anteriores mostrou também que as dietas de carne crua estão muito mais contaminadas com bactérias e parasitas patogénicos”.
O estudo, publicado na revista Plos One, analisou inquéritos realizados por 2.536 donos de cães sobre um único animal. Um pouco mais de metade comeu dietas convencionais à base de carne, um terço foi alimentado com carne crua e 13% teve dietas veganas.
Entre as constatações, 17% dos cães com dietas convencionais tiveram quatro ou mais visitas ao veterinário ao longo de um ano, em comparação com 9% para os que se alimentavam de dietas veganas e 8% para os que se alimentavam de dietas de carne crua. A percentagem de cães que alegadamente sofreram de problemas de saúde foi de 49% para a dieta convencional, 43% para a dieta de carne crua e 36% para a dieta vegan.
-
Desportohá 1 semana
Sub-23 do FC Famalicão empatam 1-1 frente ao FC Vizela
-
Economiahá 6 dias
Número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% em novembro face ao último ano
-
Famalicãohá 3 dias
Casa do Povo de Lousado promove torneio de bilhar
-
Famalicãohá 1 dia
Radar da PSP volta a Famalicão esta quarta-feira a partir das 08:30