Site icon Fama Rádio e Televisão

Zelensky pediu a Portugal armamento pesado e reforço de sanções à Rússia

In this photo provided by the Ukrainian Presidential Press Office, Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy addresses the nation in Kyiv, Ukraine, late Monday, March 7, 2022. (Ukrainian Presidential Press Office via AP)

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu hoje armamento pesado e o reforço das sanções à Rússia, num discurso por videoconferência perante o parlamento português.

“Peço aceleração e reforço das sanções e também apoio militar, armamento”, afirmou o chefe de Estado ucraniano, que pediu especificamente “armamento pesado”, numa sessão solene de boas-vindas com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com a tradução simultânea de ucraniano para português transmitida na Sala das Sessões, Volodymyr Zelensky acusou a Federação Russa de crimes de guerra, afirmando que as forças russas já capturaram e deportaram “mais de 500 mil ucranianos” e observando: “É o tamanho da população da cidade do Porto duas vezes”.

“Imaginem se Portugal todo abandonasse o país”, acrescentou o Presidente da Ucrânia, referindo-se aos refugiados causados por esta ofensiva militar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version