País
Piloto russo de 15 anos perde licença de piloto depois de ter feito saudação nazi no Algarve
O piloto de karting russo Artem Severiukhin viu a sua licença de corredor anulada pelo Automóvel Clube Italiano (ACI) na sequência da controvérsia sobre a sua alegada saudação nazi após uma corrida no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, no domingo.
Severiukhin tinha acabado de ganhar a final da ronda de abertura do Campeonato Europeu de Karting da FIA enquanto competia pela Itália – devido a uma proibição dos atletas russos que competiam pelo seu país. O jovem piloto estava no pódio enquanto o hino nacional italiano tocava, quando bateu duas vezes com o peito e apareceu para fazer uma saudação nazi antes de rebentar em gargalhadas.
As filmagens do incidente ficaram virais nas redes sociais e, na segunda-feira à tarde, a Federação Automóvel Internacional (FIA) anunciou o lançamento de uma investigação formal.
Um dia mais tarde, a ACI anunciou a sua decisão de revogar a licença de Severiukhin, qualificando o seu gesto como “indescritível e inaceitável” e acrescentando que estavam em cima da mesa mais sanções.
A declaração foi lida: “Severiukhin demonstrou falta de respeito não só pelos valores universais que sempre inspiraram cada desporto, mas também pela humanidade, dignidade e coexistência civil”.
A equipa de corrida do jovem karter, Ward Racing, também confirmou que rescindiu o seu contrato.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota
-
Regiãohá 6 dias
Santo Tirso: Homem agarrou menina de 10 anos à porta da escola. Pais temem pela segurança dos filhos
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão/Obras: Trânsito cortado entre Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor em Lousado até sábado