Site icon Fama Rádio e Televisão

Preço dos produtos essenciais triplicou em comparação com aos salários

Segundo o Jornal de Notícias, enquanto o custo dos bens está a aumentar, em Janeiro o salário médio nacional aumentou 1,7 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isto significa que o preço do cabaz de bens essenciais subiu mais de três vezes em comparação com os salários.

De acordo com dados mensais da Segurança Social, em Janeiro o salário médio dos portugueses aumentou 1,7%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 1.303 euros, impulsionado pelo aumento do salário mínimo nacional (705 euros), bem como pelo aumento da remuneração da Função Pública. No entanto, o rendimento dos portugueses está a ser absorvido pelo aumento da inflação, que atingiu 5,32% em Março.

A DECO informa que se a 23 de Fevereiro, um cabaz de 63 produtos essenciais custava 183,63 euros, na passada quinta-feira o mesmo cabaz já custava 193,63 euros, o que representa um aumento de 5,44%. Entre os produtos que mais aumentaram na última semana foram 100% óleo alimentar vegetal (59%), cereais de pequeno-almoço (12%), batatas (8%), robalo (8%), peru (7%) e cenouras (6%).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version