Siga-nos nas redes

País

Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão. Madrasta apanha 18 e nove meses

Publicado

em

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou as penas de 25 anos e de 18 anos e nove meses de prisão aplicadas pelo tribunal de primeira instância ao pai e à madrasta da Valentina, a menina morta em Peniche.

A informação foi confirmada esta quinta-feira à agência Lusa por Roberto Rosendo, advogado do pai da criança, Sandro Bernardo, que adiantou ter sido hoje notificado da decisão do Supremo Tribunal de Justiça, não tendo intenção de recorrer da mesma.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O Tribunal Judicial de Leiria condenou, em abril de 2021, o pai e a madrasta de Valentina, em cúmulo jurídico, pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e abuso de simulação de sinais de perigo em coautoria, e condenou apenas o arguido pelo crime de violência doméstica.

O juiz presidente, António Centeno, salientou na altura que o arguido “não mostrou arrependimento nem emoção e não assumiu a seriedade das suas condutas”.

Depois de ponderada toda a prova, o coletivo entendeu aplicar uma pena de 22 anos por homicídio qualificado, 18 meses pelo crime de profanação de cadáver, nove meses por abuso de simulação de sinais de perigo, em coautoria, e três anos pela prática de um crime de violência doméstica sobre a filha. “Em cúmulo jurídico, o arguido foi condenado à pena única de 25 anos”, a máxima permitida pela lei em Portugal.

Por seu lado, as penas para a madrasta da criança, “que mostrou algum arrependimento” foram iguais, à exceção do homicídio qualificado, crime pelo qual foi condenada a 18 anos de prisão. A arguida não estava acusada de violência doméstica. Em cúmulo jurídico, foi condenada à pena única de 18 anos e nove meses de prisão.

Após recurso, em novembro de 2021, o Tribunal da Relação diminuiu para metade a pena de 18 anos de prisão aplicada em primeira instância à madrasta de Valentina.

Segundo o acórdão, o Tribunal da Relação decidiu “julgar parcialmente procedente o recurso interposto pela arguida”, “absolvendo-a da prática do crime de homicídio qualificado, condenando-a pela prática de um crime de homicídio simples, por omissão, na pena de oito anos de prisão”, que, “em concurso com os demais crimes” de que estava acusada, perfaz a pena única de nove anos de prisão efetiva”.

O pai de Valentina também recorreu da decisão, tendo tido uma diminuição da pena de prisão em um ano.

Para o Tribunal da Relação, não se provou que o arguido agiu “com frieza de ânimo, com reflexão sobre os meios empregados ou ter persistido na intenção de matar por mais de 24 horas”.

Os juízes condenaram, assim, o pai de Valentina pela prática de um crime de homicídio qualificado, por omissão, na pena de 21 anos, que “em concurso com os demais crimes” se fixa na pena única de 24 anos de prisão efetiva.

Hoje, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou as penas de 25 anos e de 18 anos e nove meses de prisão aplicadas pelo Tribunal Judicial de Leiria.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 minutos

Famalicão: Grupo Desportivo União de Louredo inaugura requalificação do polidesportivo

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, inaugura esta quarta-feira, dia 1 de maio, pelas 18h00, as obras de...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Conheça os locais dos radares da PSP em maio

O dispositivo de controlo de velocidade da PSP estará nos dias 16 e 22 de maio na Estrada Nacional 14...

Paíshá 14 horas

Norte de Portugal tem o maior número de praias com Bandeira Azul. Conheça aqui a lista completa

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o...

Desportohá 14 horas

Sporting vai “avançar” por Gustavo Sá no final da época

O Sporting Clube de Portugal terá reforçado a sua apreciação das qualidades do médio ofensivo do FC Famalicão Gustavo Sá,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva intensa já chegou e deverá manter-se nas próximas horas

A chuva com mais intensidade já chegou ao concelho de Famalicão, condição que se deverá prolongar durante as próximas horas...

Bragahá 16 horas

GNR detém dois suspeitos e apreende 157,5 doses de cocaína em Fafe

A GNR de Fafe deteve, no sábado, dois homens por tráfico de droga naquele concelho do distrito de Braga, informou...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Contratempo e recuperação assinalam participação de Fábio Martins na 2.ª etapa do Troféu Norte de motocross

Fábio Martins esteve, este domingo, em Pico de Regalados, em Vila Verde, local da 2.ª disputa do Troféu Norte de...

Guimarãeshá 18 horas

Corpo de homem de 60 anos encontrado sem vida no rio Vizela em Guimarães

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado hoje morto no rio Vizela, em Guimarães, distrito de Braga, disse...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Irmãs Inês e Mariana Silva com prestações positivas no Europeu de xadrez

As irmãs Mariana Silva e Inês Silva, campeã e vice-campeã nacional feminina de xadrez, respetivamente, estiveram na Grécia na última...

Famalicãohá 19 horas

Agroshopp com novo espaço para os patudos

A Agroshopp de Famalicão inaugurou um novo espaço. Trata-se de um Pet Spa onde os nossos amigos de quatro patas...

Arquivo

Mais Vistos