Economia
Governo admite aplicar imposto sobre os lucros extraordinários das empresas

O Governo admite considerar um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas devido aos aumentos dos preços, disse hoje o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
“Em primeiro lugar, não podemos hostilizar as empresas, mas o que vamos fazer é falar com elas e provavelmente considerar um imposto, um ‘windfall tax’ [taxa de imposto sobre lucros que resultam de ganhos inesperados de empresas ou setores específicos], para os lucros aleatórios e inesperados que estão a ter”, disse António Costa Silva, durante o debate sobre o programa do XXIII Governo Constitucional, que decorre na Assembleia da República.
O ministro da Economia e do Mar respondia às questões de Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, sobre se o Governo iria agir relativamente às margens das empresas de energia e das “empresas de retalho que estão a aumentar os preços”.
“Estamos a acompanhar [os preços da energia] evidentemente com muita preocupação. Já passámos por muitas outras crises como a dos anos 70. Temos aqui quase uma reprodução dessa crise com tudo o que ela tem de impacto na vida das pessoas”, afirmou.

-
Regiãohá 1 semana
Vila do Conde: Mulher de 54 anos morre no hospital após atropelamento de mota
-
Paíshá 6 dias
Casal de peregrinos ferido (mulher em estado grave) após atropelamento no IC2
-
Paíshá 4 dias
Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções
-
Paíshá 3 horas
GNR e PSP fiscalizam uso de telemóvel ao volante a partir desta quarta-feira