Site icon Fama Rádio e Televisão

Estudante de 18 anos morre com ferimentos nas axilas. PJ afasta para já ligação com praxes académicas

Edifício sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, 18 de julho de 2014. TIAGO HENRIQUE MARQUES/LUSA

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de um jovem de 18 anos, estudante no Politécnico de Leiria, que morreu na noite de quinta-feira no Hospital de Santo André, naquela cidade, de acordo com fonte daquele órgão criminal. Segundo fonte da PJ, «todos os cenários estão em aberto». «Estamos a investigar e não confirmo algumas informações que estão a circular».

Num comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP informou que recebeu um telefonema, na quinta-feira, pelas 23 horas, no Centro de Comando e Controlo Operacional de Leiria, a referir que tinha falecido um jovem no Hospital de Santo André, em Leiria. «Os polícias de serviço deslocaram-se ao local e contactaram o pessoal médico que assistiu o jovem, infelizmente falecido, apurando que o mesmo tinha 18 anos, que deu entrada no Hospital de Santo André, pelas 19:30, em paragem cardio-respiratória», adiantou a PSP, na nota de imprensa.

Segundo a PSP, a chamada para o 112 foi registada pelas 19:11, a comunicar a necessidade de assistência médica para um jovem, «que alegadamente tinha sofrido um acidente doméstico, tendo sido acionada uma ambulância para o local». «Foi igualmente apurado que o jovem falecido apresentava lesões torácicas que poderiam estar relacionadas com a causa da morte».

A PSP informou que «desenvolveu as diligências urgentes destinadas a identificar outros cidadãos relacionados com a ocorrência e, por não estarem claras as causas da morte», passou a investigação para a Polícia Judiciária, órgão de polícia criminal que detém a competência para investigar os factos em questão.

A vítima é estudante do 1.º ano de Solicitadoria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Segundo disse à Lusa o “Real D. Dinis” (órgão de praxe) e presidente da Associação de Estudantes da ESTG, Joel Rodrigues, o estudante não fazia parte da praxe. Este responsável contrariava assim algumas notícias que relacionavam a morte do estudante com actividades de praxe.

Joel Rodrigues afirmou que o jovem «estava em casa» e que «terá sido um acidente», desconhecendo como é que os factos terão acontecido. O dirigente estudantil adiantou que, após conversa com a direcção da ESTG, foi decidido activar o Serviço de Apoio ao Estudante. «O Politécnico de Leiria e toda a sua comunidade académica querem, em primeiro lugar, transmitir a toda a família e amigos o pesar pela morte do nosso estudante», adiantou aquela instituição de Ensino Superior.

Referindo que “tem ainda informação muito escassa e que se encontra a acompanhar de perto esta situação”, o Politécnico de Leiria adiantou que o sucedido ocorreu “no apartamento particular onde o estudante residia» e «está a ser investigado pelas autoridades competentes, não existindo informação que aponte para uma relação com atividades de praxe académica». «Assim que existam informações concretas e fidedignas sobre este lamentável acontecimento, comunicaremos pelos canais habituais”. O hospital de Leiria disse que “o referido jovem de 18 anos deu entrada ontem [quinta-feira], dia 7 de Abril, no Serviço de Urgência Geral, em manobras de reanimação, com um quadro de choque hemorrágico e apresentava duas feridas na região axilar. O óbito foi declarado pelas 20:00».

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version