País
Covid-19: Vacina AstraZeneca deverá ser aplicada apenas aos maiores de 60 anos

Depois da admissão de uma relação de casualidade entre a vacina AstraZeneca e a formação de coágulos no sangue pela Agência Europeia do Medicamento, a Direção Geral da Saúde passou a recomendar a toma da vacina apenas a pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silava, a decisão oficial será transmitida brevemente pela DGS e Infarmed, e que esta deverá ir ao encontro das posições já adotadas pela vizinha Espanha e Holanda.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou uma ligação entre a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca e o desenvolvimento de uma forma rara de coágulos sanguíneos é “plausível mas não confirmada”.
O organismo, diz no comunicado, analisou casos, raros, de coágulos no sangue com plaquetas baixas após a vacina da AstraZeneca, e analisou também as últimas informações da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e da Agência de Medicamentos e outros Produtos de Saúde do Reino Unido.
Os peritos da OMS acrescentam que vão continuar a recolher mais dados mas salientam que, embora preocupantes, os casos em avaliação são “muito raros” entre as quase 200 milhões de pessoas que em todo o mundo receberam a vacina da AstraZeneca.

-
Paíshá 2 dias
Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto
-
Paíshá 1 semana
Governo vai construir no Norte e Sul centros temporários para imigrantes em situação ilegal
-
Desportohá 6 dias
Veja os golos! Gil Vicente FC 0-2 FC Famalicão
-
Paíshá 3 dias
Número de pessoas sem teto ajudadas pela Cruz Vermelha aumentou 76% no último ano