País
Novo dispositivo vai bloquear carros se o condutor tiver excesso de álcool no sangue

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a avaliar um dispositivo denominado “alcohol-lock”, que tem a capacidade de controlar o teor de álcool no sangue do condutor através do veículo e, em caso de infração, bloqueá-lo. A Diretiva Europeia, em vigor desde 6 de julho de 2022, exige que os novos veículos tenham uma pré-instalação de alcoolímetro.
De acordo com Rui Ribeiro, Presidente da ANSR, em declarações ao Jornal de Notícias, este instrumento é semelhante ao teste de balão, com a diferença de estar ligado à eletrónica do veículo e impedir o seu arranque caso o resultado seja positivo.
O objetivo não é equipar todos os carros com este sistema, mas sim instalar o dispositivo nos veículos de condutores que sejam reincidentes em crimes relacionados com o consumo de álcool ao volante, ou em casos de flagrante delito, como afirmou António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes ao JN.

-
Desportohá 1 semana
Câmara do Porto decreta luto municipal em homenagem a Pinto da Costa
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicense Ana Moreira teve uma das melhores notas na Licenciatura em Línguas Aplicadas da Universidade do Minho e venceu o prémio “Um Futuro APTRAD”
-
Economiahá 3 dias
Emprego de 70 trabalhadores em risco após possível encerramento da “Têxtil do Marco” de Canaveses
-
Famalicãohá 3 horas
Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria