Siga-nos nas redes

País

Habitantes de uma pequena aldeia no Alentejo cumprem sonho de visitar o Porto e Braga

Publicado

em

Habitantes da pequena aldeia alentejana da Estrela vão realizar “finalmente”, entre sexta-feira e domingo, a sua “viagem de sonho” a Braga e ao Porto, oferecida pela Fundação INATEL, após um “adiamento forçado” devido à pandemia de covid-19.

O “sonho” de habitantes da Estrela, no concelho de Moura, distrito de Beja, de visitar Braga e Porto será concretizado através do projeto “Aldeia dos Sonhos”, da Fundação INATEL.

No âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Moura, a Estrela venceu a sexta edição do projeto, que realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva de aldeias com 100 ou menos habitantes, e foi eleita “Aldeia dos Sonhos” de 2019.

Segundo a Fundação INATEL, “após o adiamento forçado devido à pandemia de covid-19, finalmente, habitantes” da aldeia “vão poder realizar a sua viagem de sonho”.

Entre outras atividades, os participantes na viagem vão visitar os santuários do Bom Jesus e de N. Sra. do Sameiro e o centro histórico de Braga.

Também vão desfrutar de um passeio pela Foz, visitar as Caves do Vinho do Porto e conhecer a Casa da Música no Porto.

O presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, explicou hoje à Lusa que o município candidatou a Estrela porque “era a única aldeia do concelho que cumpria os critérios” do projeto e para que os habitantes, a maioria idosos, “pudessem cumprir um sonho”.

A Estrela foi “bafejada pela sorte” e eleita “Aldeia dos Sonhos” em 2019 e, agora, depois de dois anos de várias restrições devido à pandemia de covid-19, “estão reunidas as condições para se cumprir o sonho escolhido pela população”, frisou o autarca.

A “maioria” dos habitantes da povoação é constituía por idosos, que “poucas vezes saem da aldeia”, e, por isso, “passeios destes são sempre bem-vindos”, disse à Lusa António Montezo, presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, da qual a Estrela faz parte.

A viagem “é uma oportunidade para pessoas da aldeia, a custo zero, conhecerem outros lugares do país e terem um fim de semana diferente”, frisou António Montezo.

Já David Gomes, da Associação de Moradores da Aldeia da Estrela, explicou à Lusa que foi feito um inquérito porta a porta aos habitantes para a escolha do “sonho”.

A partir de sugestões da Fundação INATEL e de desejos dos habitantes, a maioria escolheu as cidades de Braga e do Porto como “destinos” da “viagem de sonho”, referiu.

A maior parte dos “cerca de 30 habitantes fixos” da aldeia é constituída por “pessoas muito idosas”, que “não têm como viajar, mas precisam”, sobretudo para “conhecerem ‘outros mundos’”, explicou, referindo que na viagem vão participar 26 pessoas.

A viagem devia ter sido feita em 2019, mas, devido à pandemia de covid-19, só vai realizar-se agora e “algumas pessoas que queriam ir foram envelhecendo e ficando doentes e já não conseguem ir”, lamentou.

Por isso, dos 26 participantes, só 12 são habitantes fixos e os restantes são familiares diretos, que nasceram e estão registados, mas, atualmente, não vivem na aldeia.

Para evitar que fosse “muito pouca gente” ou que a viagem não se realizasse, foi necessário incluir mais pessoas e optou-se por familiares diretos, explicou David Gomes.

Segundo a Câmara de Moura, a Estrela, “uma das povoações mais envelhecidas do concelho”, é uma aldeia ribeirinha situada numa península rodeada pelo regolfo do Alqueva.

Trata-se de um “local paradisíaco”, com “magníficas paisagens”, “cheio de potencialidades turísticas” e “ótimo” para “praticar desportos náuticos, fazer piqueniques ou apenas desfrutar da paisagem e da tranquilidade alentejanas”, acrescentou o município.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 53 minutos

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 3 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 7 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos