Connect with us

País

Habitantes de uma pequena aldeia no Alentejo cumprem sonho de visitar o Porto e Braga

Published

on

Habitantes da pequena aldeia alentejana da Estrela vão realizar “finalmente”, entre sexta-feira e domingo, a sua “viagem de sonho” a Braga e ao Porto, oferecida pela Fundação INATEL, após um “adiamento forçado” devido à pandemia de covid-19.

O “sonho” de habitantes da Estrela, no concelho de Moura, distrito de Beja, de visitar Braga e Porto será concretizado através do projeto “Aldeia dos Sonhos”, da Fundação INATEL.

No âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Moura, a Estrela venceu a sexta edição do projeto, que realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva de aldeias com 100 ou menos habitantes, e foi eleita “Aldeia dos Sonhos” de 2019.

Segundo a Fundação INATEL, “após o adiamento forçado devido à pandemia de covid-19, finalmente, habitantes” da aldeia “vão poder realizar a sua viagem de sonho”.

Entre outras atividades, os participantes na viagem vão visitar os santuários do Bom Jesus e de N. Sra. do Sameiro e o centro histórico de Braga.

Também vão desfrutar de um passeio pela Foz, visitar as Caves do Vinho do Porto e conhecer a Casa da Música no Porto.

O presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, explicou hoje à Lusa que o município candidatou a Estrela porque “era a única aldeia do concelho que cumpria os critérios” do projeto e para que os habitantes, a maioria idosos, “pudessem cumprir um sonho”.

A Estrela foi “bafejada pela sorte” e eleita “Aldeia dos Sonhos” em 2019 e, agora, depois de dois anos de várias restrições devido à pandemia de covid-19, “estão reunidas as condições para se cumprir o sonho escolhido pela população”, frisou o autarca.

A “maioria” dos habitantes da povoação é constituía por idosos, que “poucas vezes saem da aldeia”, e, por isso, “passeios destes são sempre bem-vindos”, disse à Lusa António Montezo, presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, da qual a Estrela faz parte.

A viagem “é uma oportunidade para pessoas da aldeia, a custo zero, conhecerem outros lugares do país e terem um fim de semana diferente”, frisou António Montezo.

Já David Gomes, da Associação de Moradores da Aldeia da Estrela, explicou à Lusa que foi feito um inquérito porta a porta aos habitantes para a escolha do “sonho”.

A partir de sugestões da Fundação INATEL e de desejos dos habitantes, a maioria escolheu as cidades de Braga e do Porto como “destinos” da “viagem de sonho”, referiu.

A maior parte dos “cerca de 30 habitantes fixos” da aldeia é constituída por “pessoas muito idosas”, que “não têm como viajar, mas precisam”, sobretudo para “conhecerem ‘outros mundos’”, explicou, referindo que na viagem vão participar 26 pessoas.

A viagem devia ter sido feita em 2019, mas, devido à pandemia de covid-19, só vai realizar-se agora e “algumas pessoas que queriam ir foram envelhecendo e ficando doentes e já não conseguem ir”, lamentou.

Por isso, dos 26 participantes, só 12 são habitantes fixos e os restantes são familiares diretos, que nasceram e estão registados, mas, atualmente, não vivem na aldeia.

Para evitar que fosse “muito pouca gente” ou que a viagem não se realizasse, foi necessário incluir mais pessoas e optou-se por familiares diretos, explicou David Gomes.

Segundo a Câmara de Moura, a Estrela, “uma das povoações mais envelhecidas do concelho”, é uma aldeia ribeirinha situada numa península rodeada pelo regolfo do Alqueva.

Trata-se de um “local paradisíaco”, com “magníficas paisagens”, “cheio de potencialidades turísticas” e “ótimo” para “praticar desportos náuticos, fazer piqueniques ou apenas desfrutar da paisagem e da tranquilidade alentejanas”, acrescentou o município.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economia8 minutos ago

Famalicão é um dos 10 municípios com maior eficiência financeira de Portugal

Famalicão figura na lista dos 10 municípios de grande dimensão mais eficientes do país, conjunto que integra ocupando a 8.ª...

Desporto24 minutos ago

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As equipas da formação jovem do FC Famalicão disputam dois jogos, este fim de semana, um destes fora de portas...

Famalicão1 hora ago

Lés a Lés no novo Auditório de Delães

No Lés a Lés desta semana, a Fama Rádio e Televisão de Famalicão visitou o novo Auditório de Delães.Com capacidade...

Economia2 horas ago

Desemprego jovem em Portugal “é um problema grave” que surpreende os dirigentes europeus

O secretário de Estado do Trabalho disse hoje que a taxa de desemprego jovem em Portugal “é um problema grave”,...

Famalicão3 horas ago

Famalicão: Faleceu o padre Agostinho Saldanha natural de Oliveira Santa Maria

Faleceu, esta quinta-feira, aos 80 anos, Agostinho Saldanha de Oliveira padre natural da freguesia de Oliveira Santa Maria, em Famalicão....

País4 horas ago

Movimento “Porto sem Portagens” quer eliminar pagamentos na A4, A28, A29, A41 e A42

O Manifesto Porto sem Portagens apelou hoje aos grupos parlamentares que apresentem propostas, em sede da discussão na especialidade do...

Braga4 horas ago

Presumível autor de esquema de burlas por SMS detido em Esposende pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 39 anos em Esposende, no distrito de Braga, por suspeitas de burla...

País5 horas ago

Nuvens lenticulares voltaram a criar espetáculo raro nos céus do Alto Minho

Aqueles que passaram no Alto Minho, nomeadamente em Arcos de Valdevez, esta quinta-feira, tiveram a oportunidade de apreciar um fenómeno...

Barcelos5 horas ago

Seis pessoas feridas após colisão rodoviária em Barcelos

Seis pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo três veículos, na Estrada Nacional...

Famalicão5 horas ago

Famalicão: Animação garantida no Magusto de Vilarinho das Cambas este domingo

A Junta de Freguesia de Vilarinho das Cambas convida toda a comunidade para a sua festa de Magusto, que se...

Arquivo

Mais Vistos