Siga-nos nas redes

Desporto

Sporting chora morte do antigo guarda-redes Joaquim Carvalho um dos “heróis” da Taça das Taças

Publicado

em

O antigo guarda-redes internacional português Joaquim Carvalho morreu aos 84 anos, lamentou esta terça-feira o Sporting, ao serviço do qual conquistou a Taça dos Vencedores das Taças de futebol, em 1963/64.

“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Joaquim Carvalho, aos 84 anos de idade. Joaquim da Silva Carvalho chegou ao clube em 1958 e na temporada de 1961/62 passou a ser o detentor da camisola n.º 1, conquistando o seu primeiro título de campeão nacional de futebol”, lê-se na mensagem de condolências do emblema ‘leonino’.

emissão em direto da famatv

Carvalho vestiu a camisola do Sporting entre 1958/59 e 1970/71, tendo conquistado, além do único troféu europeu do historial ‘verde e branco’, três títulos de campeão nacional (1961/62, 1965/66 e 1969/70) e uma Taça de Portugal (1962/63).

Natural do Barreiro, iniciou a carreira em clubes locais como o Operário e o Luso e terminou no Atlético, em 1971/72, após deixar o Sporting, no qual começava a despontar Vítor Damas. Ainda voltou aos ‘leões’, para treinador de guarda-redes, tendo ainda feito parte da primeira equipa técnica da equipa de futebol feminino.

Defendeu a baliza da seleção portuguesa em seis ocasiões, entre as quais o triunfo por 3-1 frente à Hungria, no primeiro jogo da fase de grupos do Mundial1966, que Portugal terminou no quarto lugar, e que marcou a sua despedida da equipa das ‘quinas’.

Em 2011, foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria ‘Saudade’.

“Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao clube”, lê-se ainda na mensagem dos ‘leões’, que recordam que “Carvalho foi o herói da baliza ‘leonina’ na conquista da Taça das Taças em 1963/64”.

O Sporting ergueu o seu único troféu europeu em 15 de maio de 1964, em Antuérpia, ao vencer o MTK de Budapeste, por 1-0, na finalíssima, com um golo de canto direto de Mora.

Dois dias antes daquele que ficaria para a história como o “cantinho do Morais”, Sporting e MTK empataram 3-3 na final, em Bruxelas. Pelo caminho, o Sporting deixou Lyon, Manchester United, APOEL e Atalanta.

Em 2014, por ocasião do 50.º aniversário desta vitória, o Sporting promoveu um convívio entre ‘velhas glórias’ das duas equipas. Então, em declarações à agência Lusa, Carvalho recordou a conversa tida com Morais, na véspera da finalíssima: “Eu era colega de quarto na noite que dormimos cá, e ele disse-me que tinha sonhado que ia fazer o canto direto que já tinha feito e que íamos ganhar”.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou as condolências: “A história do futebol português tem sido construída por muitos nomes de excecional valia como Carvalho. À família, aos amigos e ao clube que representou durante tantos anos dirijo uma palavra de conforto”.

“Lamento profundamente o desaparecimento de Joaquim Carvalho, internacional português que marcou presença na primeira participação da seleção nacional no campeonato do mundo, em 1966, integrando a célebre equipa dos ‘Magriços’. Foi um guarda-redes de enormes atributos, um gigante na baliza, que cumpriu uma carreira notável ao serviço do Sporting, no qual, além de títulos nacionais conquistou a Taça dos Vencedores das Taças”, escreveu Fernando Gomes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Meteoro: Técnicos estão a calcular trajetória da queda

O geofísico Rui Gonçalves informou que duas das quatro câmaras em Portugal da rede AllSky7 registaram o meteoro visto sábado...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após acidente de trabalho em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações do Horto de...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Riba d’Ave é campeão e passa à 1.ª Divisão

Terminada mais uma jornada de disputas, que se realizaram este sábado e domingo. para a Associação de Futasal Amador de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: GNR visa segurança dos peregrinos na operação “Bom Caminho 2024”

A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2024” que visa promover...

Desportohá 15 horas

Badminton: FAC garante apuramento para a ‘Final Four’ da Liga de Clubes 2024

A equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube disputou neste último sábado e domingo, terceira fase regular da Liga de...

Barceloshá 16 horas

Homem que matou a própria mãe em Barcelos condenado a 22 anos de prisão

O Tribunal de Braga condenou hoje a 22 anos de prisão um homem que matou, por asfixia, a mãe, de...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Daniela Lopes e Mafalda Mesquita conquistam ouro e prata em Porto Santo

Este último sábado e domingo marcou mais um fim de semana de competições para os atletas do GD Natação de...

Desportohá 17 horas

Famalicão: 2.ª Jornada do Campeonato Concelhio de Ténis termina com vitórias para o Ténis Clube de Famalicão

Realizou-se, neste último sábado e domingo, a 2. etapa do Campeonato Concelhio de Ténis de Famalicão, que reúne em competição...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Avenida do Brasil,...

Famalicãohá 20 horas

Javalis de médio porte avistados junto a casas em Vale São Martinho

(Imagem de arquivo) Dois javalis de médio porte foram avistados na noite deste domingo, dia 19 de maio, junto às...

Arquivo

Mais Vistos