Siga-nos nas redes

País

Portugueses vão a Espanha encher o depósito com combustível mais barato e desconto direto de 20 cêntimos por litro

Publicado

em

Em Ayamonte, município espanhol que faz fronteira com o Algarve, o desconto dado pelas estações de serviço e que será depois coberto pelo Governo espanhol chega aos 10 euros num depósito de 80 euros.

Os portugueses que vão a Espanha abastecer-se de combustível estão não só a pagar menos do que em Portugal, como também a beneficiar de um desconto direto de 20 cêntimos por litro atribuído pelo Governo espanhol.

Na localidade espanhola de Ayamonte, município da região autónoma da Andaluzia que faz fronteira com Castro Marim e Vila Real de Santo António, o desconto dado pelas estações de serviço e que será depois coberto pelo Governo espanhol chega aos 10 euros num depósito de 80 euros.

A este desconto, atribuído pelo Governo espanhol para ajudar a população a enfrentar a subida do preço dos combustíveis, soma-se o facto de o preço praticado em Espanha ser menor do que aquele que é cobrado em Portugal: a gasolina 95 naquele país está esta segunda-feira nos 1,810 euros por litro e o gasóleo simples nos 1,789 euros por litro.

“Meti 40 euros de gasóleo e, quando fui pagar, devolveram-me quatro euros e tal”, disse à agência Lusa Marta Costa, uma portuguesa que esta segunda-feira estava num posto de abastecimento em Ayamonte, onde os portugueses aproveitam a proximidade da fronteira com Portugal para abastecerem mais barato.

As filas de automóveis portugueses sucedem-se nos postos de abastecimento próximos da fronteira e os portugueses conseguem assim pagar os carburantes mais barato do que os que em Portugal, onde esta segunda-feira o preço por litro do gasóleo simples atinge 1,979 euros e o da gasolina 2,054 euros.

A Lusa falou também com Luís Antunes, que disse ter ido a Ayamonte abastecer o automóvel porque “o preço é mais barato do que em Portugal” e acabou por ser “surpreendido com o desconto” que é dado pelo Governo espanhol.

“Vim cá porque é mais barato do que em Portugal e quando paguei disseram-me que me descontavam os 20 cêntimos por litro. O Governo português devia era seguir este exemplo e dar também um apoio às pessoas para fazerem frente a esta subida escandalosa dos preços dos combustíveis”, afirmou a mesma fonte.

Luís Nunes também aproveitou a deslocação ao Algarve para passar o fim de semana para abastecer o carro no regresso a Lisboa e mostrou-se satisfeito por, “além de o preço ser mais baixo do que em Portugal”, ainda “beneficiar de um desconto dado pelo Governo espanhol e que se sente imediatamente no bolso quando é feito o pagamento”.

Carlos Fuentes, espanhol residente em Ayamonte, contou à Lusa que, desde a entrada em vigor do desconto, na sexta-feira, “tem sido um constante movimento de automóveis portugueses” nas bombas de gasolina da localidade fronteiriça espanhola, que está separada dos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, pelo rio Guadiana.

As estações de serviço em Espanha aplicam desde sexta-feira um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes.

O objetivo é conter o aumento dos preços da energia e atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas, depois das subidas registadas nos valores dos combustíveis e da energia desde o início da guerra na Ucrânia.

O desconto está em vigor em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país até, pelo menos, 30 de junho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira com aumento das “mínimas”

Depois de alguns dias mais secos, a chuva deve regressar a Famalicão esta quinta-feira, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Veículo em contramão na Avenida Marechal Humberto Delgado causou momentos de perigo

Uma infração de trânsito perigosa foi registada, recentemente, numa das vias principais que atravessam a cidade de Famalicão. Tudo aconteceu...

Paíshá 13 horas

Processo para beatificação de jovem portuguesa Maria Vieira já foi entregue no Vaticano

O processo diocesano com vista à beatificação da jovem terceirense Maria Vieira, que faleceu em 05 de junho de 1940,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão espera um Carnaval com “máximas” de 19 graus e céus limpos

Com a aproximação das celebrações do Carnaval, que decorrem sobretudo entre esta segunda e terça-feira, com muita animação e desfiles...

Bragahá 14 horas

Braga: Criança de 4 anos alvo de alegados insultos racistas e agressões em centro escolar

Funcionárias do Centro Escolar de Ferreiros (CEF), no concelho de Amares, distrito de Braga, relataram hoje em tribunal os maus-tratos...

Regiãohá 15 horas

Vila do Conde: Homem de 20 anos detido em Vairão com mais de 700 doses de droga

Um homem de 20 anos foi detido e constituído arguido, no domingo, após ter sido apanhado na posse de mais...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Escalões infantis da PatinAVE sobem ao pódio em fim de semana de competição

Os atletas dos escalões mais jovens da Academia de Patinagem do Ave estiverem em mais uma competição, no último fim...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Motociclista gravemente ferido após colisão com carro em Outiz

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e uma...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sindicato realiza ação de protesto em frente à ACT esta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) leva a cabo, esta quinta-feira às 15:00, uma...

Paíshá 18 horas

Cocaína responsável pelo crescente número de mortes por overdose

As mortes por overdose aumentaram 16% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando 80, revela hoje um relatório, que...

Arquivo

Mais Vistos