Siga-nos nas redes

País

Crime: 64 crianças com menos de 12 anos associadas a grupos criminosos em Portugal

Publicado

em

As polícias identificaram, nos primeiros 10 meses do ano passado, 64 crianças menores de 12 anos suspeitas de integrarem grupos criminosos, número que tem vindo a aumentar desde 2019, revela o relatório final da comissão que analisou a delinquência juvenil.

Segundo a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta, a GNR identificou até outubro do ano passado 55 crianças com menos de 12 anos suspeitas de estar envolvidas em grupos criminosos, enquanto o número de crianças entre os seis e os 11 anos identificados pela PSP no mesmo período foi de nove.

No total, as duas forças de segurança identificaram 64 crianças menores de seis anos suspeitas em ocorrências de criminalidade grupal até outubro de 2023, enquanto em todo o ano de 2022 foram identificadas 29, em 2021 foram 46, em 2020 foram 28 e em 2019 totalizaram 38.

O documento refere que a PSP e a GNR identificaram no ano passado quase 2.500 jovens até aos 20 anos envolvidos em grupos criminosos.

Criada em junho de 2022 pelo ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, devido ao aumento da criminalidade juvenil e criminalidade grupal, a comissão, que tinha como principal objetivo estudar o fenómeno e apresentar propostas para a sua diminuição, publica agora o terceiro e ultimo relatório.

O documento, publicado na página da internet da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, indica também que em 2023 foram registadas pelas forças de segurança 1.840 ocorrências de delinquência juvenil, o que corresponde a um aumento de 8,2% em relação a 2022. No caso da GNR a delinquência juvenil registada aumentou 9,6% e na PSP 6,2%.

Segundo o relatório, as duas forças policiais registaram 6.757 ocorrências de criminalidade grupal no ano passado, um aumento 14,8% face a 2022.

“Constata-se que este aumento foi mais significativo na GNR (+38,3%) comparativamente ao verificado na PSP (+1,5%), tal como havia já sucedido quando se analisou o ano completo de 2022 em contraponto com o ano de 2019”, escreve a comissão que foi coordenada pela ex-secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

Os números da delinquência juvenil em 2023 atingiram os valores mais elevados desde 2015, enquanto a criminalidade grupal não era tão elevada desde 2013.

O relatório mostra também que a delinquência juvenil é mais elevada nos distritos de Portalegre, Guarda e Beja e a criminalidade grupal em Faro, Lisboa e Beja.

Esta comissão tinha como principal missão fazer uma caracterização da realidade da delinquência juvenil e da criminalidade violenta, analisando as principais tendências internacionais e fazer recomendações para as reduzir este fenómeno.

No relatório final, a comissão propõe 16 novas recomendações, num total de 75 recomendações e linhas de ação formuladas ao longo dos trabalhos.

Entre as recomendações agora propostas destaca-se o “reforço dos programas, iniciativas e campanhas destinados a promover um uso racional dos ecrãs” e “reforçar a capacidade de deteção, sinalização e intervenção ao nível de crianças e jovens em risco” em contexto escolar.

Composta por 14 elementos, a comissão teve um caráter multidisciplinar e integrou as áreas governativas da Administração Interna, Justiça, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.

O último dos três relatórios da comissão foi hoje publicado em Diário da República.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Elevada concentração de pólen na atmosfera a partir desta sexta-feira

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou esta quinta-feira os doentes alérgicos para a elevada concentração de...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão está com força para “lutar pela vitória” na receção ao Braga

O treinador do Famalicão anteviu hoje um “grande jogo de futebol” frente ao Sporting de Braga, na 31.ª jornada da...

Barceloshá 4 horas

Barcelos: PJ detém suspeito de roubar estudante com arma de fogo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de roubar um jovem estudante, em Barcelos, com recurso...

Paíshá 4 horas

Comboios: “Fortes perturbações” na circulação esperadas para esta segunda-feira

A CP — Comboios de Portugal alertou para a possibilidade de “fortes perturbações na circulação” devido a uma greve do...

Guimarãeshá 5 horas

Ave: Homem ferido após despiste seguido de capotamento em Vizela

Um homem com 53 anos ficou ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, seguido...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Pousada de Saramagos celebra festas em honra de Santa Apolónia este fim de semana

A freguesia de Pousada de Saramagos, em Famalicão, celebra este fim de semana as festas em honra de Santa Apolónia....

Barceloshá 7 horas

Barcelos: Homem de 85 anos gravemente ferido após atropelamento

Um homem de 85 anos sofreu ferimentos graves, na sequência de um atropelamento, na manhã desta quinta-feira, em Barcelinhos. Tudo...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Igrejas vão tocar os sinos em homenagem ao Papa este sábado

As paróquias da Arquidiocese de Braga foram convidadas a tocar os sinos das sua igrejas, este sábado a partir das...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, nas imediações...

Paíshá 8 horas

Norte: Grupo de 9 detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de nove suspeitos, cinco destes...

Arquivo

Mais Vistos