O ex-ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, prepara-se para disputar a liderança do PSD com Luís Montenegro nas eleições de 28 de maio.
O famalicense Jorge Moreira da Silva, que desde 2016 é diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), irá disputar a presidência do PSD com Luís Montenegro nas eleições de 28 de maio que vão decidir o sucessor de Rui Rio.
Segundo notícia avançada pela CNN Portugal Jorge Moreira da Silva já fez o anúncio ao seu círculo mais próximo e que está a preparar a saída do cargo que ocupa há seis anos na OCDE, em Paris, dada a incompatibilidade com esta corrida pela liderança dos social-democratas. As candidaturas ao PSD têm de ser oficializadas até 18 de maio.
Jorge Moreira da Silva foi ministro no Governo de Pedro Passos Coelho, foi deputado e eurodeputado (1999-2003) pelo PSD, vice-presidente do partido entre 2010 e 2016, foi conselheiro das Nações Unidas para a inovação financeira relacionadas com as alterações climáticas e conselheiro de Cavaco Silva. Depois de sair do Governo, com a formação da geringonça, o social-democrata voltou à Plataforma para o Crescimento Sustentável, um “think tank” que fundou em 2011.