Connect with us

País

Dono de café em Felgueiras condenado a pagar 30 mil euros a assaltante baleado

Published

on

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) reduziu de 40 mil para 30 mil euros a indemnização a pagar pelo dono de um café a um jovem baleado quando tentava assaltar o seu estabelecimento em Felgueiras, distrito do Porto.

O acórdão, datado de 02 de fevereiro e a que a Lusa teve hoje acesso, concedeu parcial provimento ao recurso interposto pelo arguido.

Em julho de 2021, o dono do café foi condenado no Tribunal de Penafiel a quatro anos e quatro meses de prisão, por um crime de homicídio na forma tentada agravado pelo uso de arma de fogo, e um ano e meio, por um crime de detenção de arma proibida.

Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de cinco anos de prisão suspensa na sua execução por igual período, com a condição de pagar 40 mil euros ao jovem baleado.

No mesmo processo, o assaltante e um cúmplice foram condenados a oito meses e 10 meses, respetivamente, de prisão suspensa por um crime de furto qualificado na forma tentada.

O coletivo de juízes afastou qualquer cenário de legítima defesa, considerando que quando o dono do café disparou a agressão ao seu interesse protegido já não era atual nem iminente e o meio “foi claramente desproporcional para o efeito pretendido de afastar e de mostrar a sua indignação perante os agentes do assalto, já em fuga”.

Inconformado com a decisão, o dono do café recorreu para o TRP, defendendo a sua absolvição e atribuindo a autoria dos disparos a um terceiro indivíduo envolvido no assalto, uma versão que não convenceu os juízes desembargadores.

O TRP manteve assim a pena suspensa de cinco anos de prisão, mas diminuiu o valor da indemnização a pagar ao jovem baleado para 30 mil euros, à razão de seis mil euros por ano.

Os factos ocorreram na madrugada de 20 de dezembro de 2017, quando os dois jovens partiram um vidro de um café para o assaltar, mas ao aperceberem-se de barulho no andar superior, onde vive o dono do estabelecimento, fugiram do local.

O Tribunal deu como provado que o dono do café saiu de casa munido com uma pistola e deparou-se com os dois assaltantes em fuga, tendo efetuado dois disparos um dos quais atingiu um dos assaltantes na cabeça.

O ferido foi transportado em estado considerado grave para o Hospital de Braga onde foi sujeito a cirurgias à cabeça e ficou com parte do corpo paralisado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão1 hora ago

Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento

O deputado famalicense do PSD, Jorge paulo Oliveira disse, este sábado, que o Governo “considera válidas as razões invocadas e...

Santo Tirso3 horas ago

Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro

Os professores do CCM e da escola de música Artave vão realizar o Concerto de Santa Cecília, no dia 21...

País3 horas ago

Incontinência: fraldas gratuitas a partir de 2025 para quem tenha carência económica

A partir do próximo ano, as fraldas, cuecas e pensos de incontinência urinária passam a ser gratuitos para quem tenha...

Famalicão6 horas ago

Famalicão: Mário Cesariny Encontros regressam em novembro com poesia, música e lançamento de livros

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) realiza, a 22 e 23 de novembro, a 18ª edição dos “Mário Cesariny Encontros”...

País7 horas ago

Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço

Cerca de 8.000 professores dos ensinos básico e secundário vão receber neste mês de novembro o acerto salarial pela recuperação...

Sociedade8 horas ago

Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) regressa este sábado a Lisboa para defrontar o SL Benfica, em jogo a contar...

Famalicão8 horas ago

Famalicão: Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas

A conferência “Ambientar-se” volta hoje, 16 de novembro, a Famalicão para debater as alterações climáticas. O encontro, com início às...

Famalicão9 horas ago

Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado

A Junta de Freguesia de Riba d’Ave, em Famalicão, avisa que, no âmbito da manutenção da VIM, é necessário o...

País21 horas ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão23 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Arquivo

Mais Vistos