Siga-nos nas redes

País

Cepsa investe 8 mil milhões de euros para ser líder do hidrogénio ‘verde’

Publicado

em

A Cepsa anunciou esta quarta-feira que vai investir entre 7.000 e 8.000 milhões de euros ao longo da próxima década na transição energética em Espanha e Portugal e quer ser líder em hidrogénio ‘verde’, com dois gigawatts (GW) em 2030.

“A companhia vai investir nesta década entre 7.000 e 8.000 milhões de euros, dos quais 60% são destinados, a partir de 2023, a negócios sustentáveis”, anunciou a Cepsa, que apresentou esta quarta-feira a sua nova Estratégia 2030, denominada ‘Positive Motion’, “para se converter em líder da mobilidade e da energia sustentável em Espanha e Portugal, e ser uma referência na transição energética”.

A Cepsa disse ainda que “vai tornar-se líder em hidrogénio ‘verde’ em Espanha e Portugal”, com uma capacidade de produção de dois GW em 2030, e que “vai liderar o fabrico de biocombustíveis”, com uma produção de 2,5 milhões de toneladas por ano, “especialmente para descarbonizar o tráfego aéreo, produzindo 800.000 toneladas de SAF (combustível sustentável para aviação)”.

Assim, a empresa quer tornar-se “uma referência” na importação e exportação de hidrogénio ‘verde’ para a Europa, África e Médio Oriente, “graças à localização privilegiada das suas instalações na Península Ibérica”, com dois parques energéticos que tem na Andaluzia.

De acordo com a estratégia anunciada, mais da metade do lucro operacional bruto (EBITDA) da Cepsa será resultado de negócios sustentáveis em 2030, ano em que planeia reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) de alcance um e dois em 55% e as de alcance três entre 15% e 20%.

A empresa também pretende destinar 60% do seu orçamento para áreas sustentáveis, a partir de 2023.

Entre os seus objetivos está a criação do principal ecossistema de mobilidade sustentável e a maior rede de recarga elétrica ultrarrápida de Espanha e Portugal, bem como a transformação das suas estações de serviço.

O plano da Cepsa inclui ainda o desenvolvimento do portfólio de projetos de energia renovável, solar e eólica, com capacidade de sete GW, para consumo próprio, dos quais 1,5 GW já têm ligação à rede.

A companhia dará ainda maior autonomia às divisões de Química e Exploração e Produção, para maximizar o seu potencial de criação de valor.

Na apresentação da estratégia, o presidente executivo da Cepsa, Maarten Wetselaar, que assumiu o cargo no início deste ano, defendeu que a companhia é “suficientemente pequena para se mover rapidamente, mas suficientemente grande para ser líder na criação de uma economia mais verde, mais justa e mais sustentável”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 6 horas

GNR: homem de 23 anos detido ao volante de veículo furtado na Maia

Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido na quarta-feira, em Matosinhos, por conduzir sem...

Paíshá 7 horas

Santuário de Fátima homenageia aquele que “abriu as portas da Igreja a todas as pessoas”

No Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco, que hoje morreu, esteve por duas vezes, vários peregrinos elogiaram o líder...

Paíshá 8 horas

Norte: Homem suspeito de crimes violentos detido com “amigo” na posse de arma “modificada”

Um homem de 32 anos foi detido na quarta-feira pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Vila Nova de...

Guimarãeshá 9 horas

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 11 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 11 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 12 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 13 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 14 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Arquivo

Mais Vistos