País
PSP apreende 62 toneladas de nitrato de amónio
Polícia pretende contribuir para “redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia”, recordando que os atentados ocorridos na estação Atocha, em Madrid, em 11 de março de 2004, foram concretizados com recurso a algumas das substâncias sujeitas a controlo e fiscalização
A PSP apreendeu 62 toneladas de nitrato de amónio e fez seis autos de contraordenação, numa operação a nível nacional, foi este sábado anunciado.
Em comunicado, a PSP revelou que a operação concretizada pelos agentes do departamento de armas e explosivos, na terça e quarta-feira, consistiu em 106 ações de fiscalização em todo o território nacional do continente e regiões autónomas.
Da ação resultaram seis autos de contraordenação e a apreensão do nitrato de amónio, por se encontrar armazenado fora das condições legais, excedendo o limite permitido, revelo aquela força de segurança.
A PSP refere que a operação foi realizada no âmbito das suas competências exclusivas e especificas em licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos.
As substâncias que integram a lista de precursores de explosivos estão contidas em produtos de uso comum, pelo que são necessárias à normal vivência quotidiana, de acordo com a PSP, no entanto, são objeto de especial controlo em toda a União Europeia “no sentido de reduzir substancialmente o risco de desvio e emprego em ações violentas”.
Com este tipo de operações, a PSP pretende contribuir para a “redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, reforçando o sistema de controlo da atividade de comercialização e utilização de precursores de explosivos, cujas substâncias ou preparações podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos”.
A PSP recorda ainda que os atentados ocorridos na estação Atocha, em Madrid, em 11 de março de 2004, foram concretizados com recurso a algumas das substâncias sujeitas ao controlo e fiscalização.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Natal: Famalicão vai acender 3,7 milhões de luzes LED no dia 23 de novembro
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Rua José Freitas Dias estará cortada ao trânsito este sábado
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Colisão entre veículos ligeiros fez sete feridos em Gavião
-
Paíshá 2 dias
Número de acidentes rodoviários, feridos e mortos cada vez maior em Portugal -ANSR