Siga-nos nas redes

País

Páscoa: Hotéis do Porto esperam ocupação superior a 90% nestas férias

Publicado

em

Com a chegada do mês da Páscoa, a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo (APHORT) conta com uma ocupação superior a 90% nos hotéis da cidade Porto para este período.

“As expectativas são bastantes boas. Estamos a falar de uma taxa de ocupação nos hotéis e nos alojamentos locais sempre acima dos 90%”, disse Henrique Carvalho da Silva, da APHORT, em entrevista telefónica à agência Lusa, a propósito das previsões para o período pascoal deste ano, que se assinala a 20 de abril.

Segundo Henrique Carvalho da Silva, a Páscoa é “historicamente” um período bastante forte, sobretudo para o mercado espanhol e obviamente também o nacional.

“É um período de bastante procura”, pois além da sexta-feira Santa da Páscoa em Portugal ser feriado, em Espanha também é feriado na “própria quinta-feira de Páscoa e, por norma, os espanhóis viajam bastante nessa semana”.

A juntar à tradição histórica de haver muita procura turística, Henrique Carvalho da Silva destaca o facto de haver vários fins de semana prolongados devido aos feriados nacionais e europeus.

Há o feriado do 25 de abril – Dia da Revolução dos Cravos – a uma sexta-feira logo a seguir à Páscoa, depois há o feriado de 1 de maio – Dia Internacional do Trabalhador – numa quinta-feira, e por fim há o feriado de 8 de maio – Dia da Vitória da Europa que assinala a derrota da Alemanha nazi na II Guerra Mundial em 1945, e que este ano calha também a uma quinta-feira.

A Páscoa tardia com a previsão de tempo mais primaveril e os três feriados a convidar para fins de semana prolongados são os pressupostos para trazer “um bocadinho mais de procura do que noutros anos”, considerou Henrique Carvalho da Silva.

O facto de a Páscoa de 2025 ser tardia “significará, em princípio, melhores condições atmosféricas e obviamente mais procura, do que por exemplo, no ano passado que foi no final de março [dia 31]”, acrescenta aquele responsável da APHORT.

Henrique Carvalho da Silva lembra, contudo, que hoje em dia as pessoas reservam “mais em cima da hora” e, por isso, também é mais difícil dar números precisos sobre a taxa de ocupação hoteleira para a Páscoa com esta antecedência.

“Não temos ainda dados precisos. A própria APHORT lançou na última semana um pedido de informações aos seus associados para ter dados mais concretos e ainda não temos respostas concretas, porque só mais em cima da hora é que se consegue ter valores mais concretos”, explicou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Paços de Ferreira: Homem de 34 anos morre ao cair de telhado

Um homem de 34 anos caiu de uma altura de mais de cinco metros e morreu, este sábado, em Paços...

Regiãohá 6 horas

Santo Tirso: Mulher sofre ferimentos graves após atropelamento em Areias

Uma mulher ficou gravemente ferida depois de ter sido atropelada, este sábado, em Santo Tirso. O acidente aconteceu na Rua...

Desportohá 6 horas

Hóquei: Riba d’ Ave está fora das competições europeias

O Riba d’Ave cedeu, ao final da tarde deste sábado, frente ao Tomar, e está fora da final da WSE...

Famalicãohá 7 horas

IPMA: Chuva deverá regressar esta semana

Depois de alguns dias em que se sentiu a primavera e temperaturas amenas, a chuva deverá estar de regresso esta...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas é inaugurado esta manhã

É inaugurado este domingo, dia 30 de março, pelas 10h30, o novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas. O...

Desportohá 23 horas

Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências

O Famalicão entra em campo este domingo, às 15h30, no Estádio Municipal, para defrontar o AFS SAD, num jogo que...

Famalicãohá 1 dia

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 1 dia

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 1 dia

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 1 dia

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Arquivo

Mais Vistos