Economia
Publicidade na rádio é uma das formas mais eficazes de promoção prometendo retorno do investimento

A publicidade na rádio afigura-se como uma das mais formas mais eficazes de promoção para as marcas, assim revela um novo estudo do especialista de marketing Peter Field, que apresenta evidências da utilidade desta para aumentar as vendas e rentabilidade.
Intitulado “The Long and the Short of It – 10 Years On: Radio’s Enduring Role in Effectiveness”, o estudo debruça-se sobre mais de 1.200 de casos de marketing, recolhidos no Institute of Practitioners in Advertising, concluindo que é vantajosa a implementação destas estratégias de media.
Assim, este deduz que as marcas que recorrem a este tipo de promoção obtêm, não só o retorno de tal investimento, como uma quota de mercado, um poder de fixação de preços e um nível de recordação superior da sua identidade. Peter Field conclui ainda que a publicidade, levada a cabo através do FM/DAB, aumenta a disponibilidade mental em 13%, algo que contribui para a que as marcas se tornem mais reconhecíveis e memoráveis.
De acordo com o mesmo estudo, as marcas que investem neste tipo de publicidade possuem uma participação de mercado 28% superior, em comparação com aquelas que não a utilizam. As marcas que aproveitam o alcance da rádio conquistam, em média, uma fatia de mercado de 32%, enquanto as marcas que não o utilizam ficam com apenas 25%.
Para além disto, Field explica que a fixação de preços se apresenta como um dos principais impulsionadores do lucro, apontando que as empresas capazes de manter ou aumentar preços sem perder clientes conseguem obter margens de lucros maiores e mais estabilidade a longo prazo.
Tais dados revelam que as entidades que utilizam FM/DAB para se promoverem registram um aumento de 17% no poder de fixação de preços, fator que contribui diretamente para lucros mais elevados.
Assim, Field conclui que negócios que incluam a rádio em seus planos de divulgação, registam um crescimento do lucro 42% superior em comparação com aqueles que não o fazem.
Uma análise da Nielsen, baseada em dezenas de estudos sobre os efeitos das vendas através da rádio, revela que, em média, a publicidade FM/DAB proporciona um retorno de 10,59 dólares para cada dólar investido. Tal percentagem posiciona a rádio entre os canais de mídia com maior retorno sobre investimento (ROI), tornando-o uma opção económica e de alto impacto para marcas que procuram maximizar seus recursos em publicidade.
Exemplo desta eficácia, é a Steve’s Pest Control, uma empresa do Missouri que passou de apenas uma carrinha para uma frota de 90 veículos, depois de usar consistentemente a rádio como principal ferramenta de marketing.
A estratégia de Steve Hotsenpiller foi simples: destinou 8,5% da sua receita para a divulgação de anúncios na rádio, expandindo gradualmente o seu alcance em várias estações. Tal resultou em 34% de reconhecimento espontâneo, 40% de lembrança dos anúncios e uma intenção de compra duas vezes e meia maior que a dos seus rivais.
Para além disto, pesquisas adicionais da Nielsen Media Mix Modeling classificam a rádio como um meio de primeira linha em termos de retorno sobre investimento. Um estudo separado da Ebiquity e Gain Theory revela que o áudio ocupa a segunda posição em retorno de curto prazo e a terceira em retorno de longo prazo. Marcas que utilizam o FM/DAB obtêm um retorno 23% maior sobre o investimento em marketing em comparação com aquelas que não o fazem.

-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Óscar Aranda no ‘top 3’ dos melhores jogadores da I Liga em fevereiro
-
Economiahá 7 dias
Habitação ficou mais cara 9,1% em 2024
-
Regiãohá 4 dias
Santo Tirso: Estudante de 18 anos detido por tráfico de estupefacientes
-
Bragahá 2 dias
Atualização/Braga: Suspeito de homicídio em Espanha vai aguardar extradição sob detenção