Site icon Fama Rádio e Televisão

Futebol de luto após o falecimento de Anabela Santos ex-jogadora da Seleção Nacional

O desporto nacional encontra-se de luto após o falecimento de Anabela Santos, futebolista que integrou a Seleção Nacional, assim como diversos clubes da região Norte, entre 1982 e 2007. Tinha 57 anos.

Anabela Santos iniciou a sua carreira nos sub-19 do Sp. Cruz, do distrito do Porto, onde se manteve até à sua transferência para o Boavista, que representou entre 1984 e 1999. Depois disto seguiram-se passagens pelo Gatões (de 1999 a 2003) e pelo ARC Várzea, antes do seu regresso ao Boavista, onde acabaria a sua carreira duas épocas depois.

Nas redes sociais, multiplicam-se agora as homenagens enaltecendo o seu contributo para o futebol feminino em Portugal, sobretudo numa fase em que ” eram poucas e muito corajosas as mulheres que se dedicavam ao futebol, lutando contra o preconceito da sociedade e a falta gritante de condições e oportunidades”, destaca o Sindicato dos Jogadores:

“A ex-internacional portuguesa Anabela Santos, que representou a Seleção Nacional em 44 ocasiões, faleceu aos 57 anos. O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, endereça as mais sentidas condolências pelo falecimento da ex-futebolista:

“Quero em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores endereçar as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e antigas colegas da Anabela Santos.
A Anabela marcou uma geração do futebol feminino em Portugal, numa década de 90 em que eram poucas e muito corajosas as mulheres que se dedicavam ao futebol, lutando contra o preconceito da sociedade e a falta gritante de condições e oportunidades.
Enalteço a sua coragem, e o legado importante para as futuras gerações, tendo representado a nossa Seleção em 44 ocasiões.
Em nome de todas as jogadoras e jogadores, presto-lhe uma sentida homenagem.”

Também Carla Couto, responsável pelo departamento de futebol feminino do Sindicato dos Jogadores, quis deixar a sua mensagem de condolências à família:

“É com enorme tristeza que recebo a notícia do falecimento da Anabela, deixando em todas as jogadoras e ex-jogadoras que tiveram o privilégio de privar com ela um enorme sentimento de perda. Nunca esquecerei os momentos que passámos juntas, em particular na Seleção Nacional, e tudo aquilo que fizemos para dignificar Portugal e o nosso futebol.
Deixo à sua família e amigos uma mensagem de solidariedade, na certeza de que apesar desta crueldade que a vida lhes trouxe, estão muito orgulhosos do ser humano fantástico que a Anabela foi. Descansa em paz, querida Anabela”, concluem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version