País
Santuário de Fátima e Vaticano ligados hoje na consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria
O Santuário de Fátima vai estar hoje à tarde ligado ao Vaticano para a cerimónia de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.
Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco procederá à consagração, durante a tradicional celebração penitencial de Quaresma, a partir das 16h00, enquanto em Fátima estará o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, para presidir à recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, na qualidade de legado pontifício.
A consagração, em Fátima, está a ser antecedida, desde a noite de quinta-feira, por uma vigília de jovens, entre elementos de congregações religiosas, Missão País, grupos da pastoral juvenil diocesana das dioceses do Centro, CNE (Corpo Nacional de Escutas) e colégios católicos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estão a realizar uma peregrinação pela diocese da Guarda até ao início do mês de abril, foram deslocados para Fátima para este momento de oração.
Esperado em Fátima na tarde de hoje é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, na quinta-feira, disse que “é muito importante que os vários responsáveis portugueses, que têm estado sempre alinhados, continuem alinhados em relação à Ucrânia”.
“Amanhã [hoje] irei à consagração em Fátima, feita em simultâneo com a consagração pelo Papa Francisco, a meio da tarde. É, no fundo, uma consagração pela paz e um apelo à paz universal”, disse o chefe de Estado, acrescentando que “o corpo diplomático também foi todo ele convidado”.
Há ainda alguma expectativa quanto à possível presença na Cova da Iria de um grande número de ucranianos, bem como de membros da comunidade russa em Portugal, para assistirem à cerimónia que se realizará na Capelinha das Aparições.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: Italianos da Lazio fazem proposta por Mirko Topic
-
Paíshá 7 dias
Região Norte: Homem com mandado internacional por homicídio detido pela Polícia Judiciária
-
Desportohá 4 dias
Hugo Oliveira: “O FC Famalicão teria que ser mais agressivo”
-
Desportohá 1 dia
FC Famalicão e clube sueco em negociações para a saída de Otso Liimatta