País
Nuvem de poeiras irá permanecer em Portugal até este sábado
Portugal continental volta a ser atingido por poeiras em suspensão entre o final do dia de hoje e sábado, mas numa quantidade “muito inferior” à da semana passada, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo informa hoje a página oficial do IPMA na internet, a concentração de poeiras prevista “pode ser caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica”.
O IPMA refere que o fenómeno será mais notório entre o final do dia de hoje e o início de sábado, mas a chuva irá “ajudar a reduzir a concentração de poeiras junto à superfície”, tornando-a “pouco visível em diversas zonas do país”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação “é promovida pela circulação em altitude”, em que há “um fluxo do norte de África originado por uma depressão localizada a sudoeste do território do continente”.
No sábado, as poeiras dissipar-se-ão, uma vez que “a depressão irá deslocar-se progressivamente para leste, levando à alteração do padrão de circulação”.
-
Paíshá 1 semana
Provas indicam que galeão de Vasco da Gama corresponde a naufrágio encontrado no Quénia
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Rajadas de vento até 90 km/h chuva e trovoada esperadas este domingo
-
Paíshá 3 dias
Tribunal condena cinco elementos da GNR por colaboração na exploração de jogos ilegais
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão: Casa da Pedreira em Gondifelos recebe encontro “Tás a Rir do Quê”